O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, reuniu-se nessa quarta-feira (31) com o diretor de relações institucionais da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), acompanhado de sua equipe de trabalho.

Ao longo da reunião, que ocorreu nas dependências da CDL Caxias, foram abordados diversos assuntos, a exemplo do Prosseguimento do Programa Luz para Todos em alguns povoados; melhoria no fornecimento de energia elétrica para a cidade e no Distrito Industrial, onde empresários pretendem se instalar em breve, além da negociação de débitos, tanto da Prefeitura em relação à CEMAR, quanto da CEMAR para com a Prefeitura de Caxias.

Para o prefeito Fábio Gentil e o diretor de relações instituições, José Jorge Leite, a reunião reforça a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para o melhor atendimento das demandas da população.

“Quero de início parabenizar a equipe do Fábio, prefeito novo, dinâmico e que está imprimindo a sua marca aqui na cidade. Nós viemos aqui reforçar essa relação de cliente e consumidor, essa relação de parceria que existe entre as duas instituições. Viemos aqui estabelecer com o Fábio a parceria nossa na iluminação pública, nos contratos de arrecadação e a própria expansão do Programa Luz para Todos, que ainda tem um resíduo a ser feito”, disse José Jorge Leite, diretor de relações institucionais da CEMAR.

“A CEMAR firmando uma parceria com o município é uma forma de contribuir para que a gente possa estar mais próximo e cobrar um serviço de qualidade, nós percebemos que a CEMAR tem esse interesse, o município tem esse interesse. Hoje nessa reunião, nós pudemos estreitar esses laços e fazer com que o serviço oferecido pela CEMAR seja eficaz. A prova disso foi o Natal Iluminado e, que em 2018, a gente irá melhorar e aumentar o nosso Natal Iluminado, para isso nós queremos mais energia para a cidade em quilowatts/hora, para que a gente possa oferecer ao povo um serviço de qualidade. Essa parceria é importante”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O representante da CEMAR também falou sobre outros assuntos, a exemplo do apoio ao município no acolhimento de projetos de incentivo à cultura e ao turismo; a realização da troca de geladeiras velhas por geladeiras novas, que deve beneficiar 240 famílias de baixa renda ainda nesse mês de fevereiro e, tratou ainda, sobre o Programa Caxias Luz Consciente, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que já beneficiou 7.232 famílias de baixa renda com descontos na conta de energia que variam de 10 a 65%.

O assessor especial da Prefeitura, Clineu César Coelho; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Letícia Mabel e o secretário adjunto, o professor Chiquinho, estão na expectativa da ampliação do Programa que têm grande relevância social em Caxias.

“Primeiramente eu gostaria de agradecer a parceria com a CEMAR, é um Programa muito bom que faz com que a gente proporcione a essas famílias um desconto entre 10% e 65% nas contas de energia. Então, é um benefício necessário para essas famílias de baixa renda”, lembrou Letícia Mabel, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“É uma economia no município de R$ 2 milhões de reais. Essa vai ser uma economia que retorna aos cofres públicos e beneficia principalmente o comércio de Caxias. A vinda do diretor da CEMAR nos dá essa garantia de que o Programa vai ser ampliado, nós estamos em avaliação de mais 13 mil e 800 famílias e, certamente, mais 8 mil famílias vão entrar no Programa até junho de 2018”, acredita o prof. Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

“A vinda do diretor institucional da CEMAR só vai beneficiar o município de Caxias. Nós fizemos de tudo para que a diretoria viesse a Caxias e pudesse conversar pessoalmente dentro do nosso território e mostrar alguns problemas que estavam pendentes há vários anos. Só agora, com a vinda do diretor institucional da CEMAR, a gente pôde realizar essas negociações, dando continuidade as conversações que haviam sido iniciadas anteriormente, a exemplo dos programas que estão sendo desenvolvidos: Iluminação pública; o Programa Caxias Luz Consciente, que saímos na frente de outros estados, onde a gente beneficia a população dando descontos que variam de 10% a 65%, isso já foi feito e nós estamos a caminho de beneficiar mais 12 mil”, afirmou Clineu César Coelho, assessor especial da Prefeitura de Caxias.

“Queremos ressaltar o trabalho que a Prefeitura vem fazendo, sobretudo na tarifa social, aprovada pelo Governo Federal, que acredito será estendida. Quero ressaltar aqui a pro-atividade da Prefeitura de Caxias que parte na frente no sentido de fazer chegar às pessoas que têm esse direito. Muitos municípios têm esse direito, mas ainda não fizeram de maneira proativa a busca de casa em casa, e Caxias fez esse trabalho. Demos uma notícia em primeira mão para o prefeito de que vamos fazer a troca de geladeiras, a distribuição de geladeiras será realizada aos consumidores de baixa renda, que têm suas geladeiras velhas, que dificulta o pagamento da conta, a pessoa acaba pagando mais por conta daquela geladeira velha, eles vão nos entregar a geladeira velha e nós vamos entregar uma geladeira nova”, destacou José Jorge Leite, diretor de relações institucionais da CEMAR.

“Um dos motivos para que se tenha esse bloqueio é que o parque industrial ainda não tem uma energia de qualidade. Então, é preciso montar uma subestação para oferecer às indústrias que por ventura vierem a Caxias. Não adianta você querer implantar um serviço, uma empresa, em um lugar que não tem água e não tem energia. Então, são fatores preponderantes. Graças a Deus Caxias é uma cidade abundante em água, então água lá não é problema, mas energia sim, nós mostramos essa necessidade, a CEMAR vai fazer um estudo de viabilidade para que possa implantar essa subestação o mais rápido possível”, explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: ,