O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado da primeira-dama Letícia Mabel, visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cohab na manhã dessa quarta-feira (31), onde aproveitou a ocasião para se imunizar contra a Febre Amarela.

A UBS da Cohab é destaque no Município por ter sido uma das 04 unidades básicas (junto com as UBSs da Trizidela, Pijará e Vila São José) a conciliar quantidade e qualidade no atendimento, rendendo aos profissionais um dos troféus do 12º Prêmio Medident 2018, concedido pela Assessoria de Comunicação Médica em São Luís (MA) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Atenção Primária de Caxias.

O troféu é exibido com muito orgulho e está no balcão da recepção, simbolizando a qualidade no atendimento aos usuários da saúde pública. Dona Teresinha de Jesus afirma que os profissionais são merecedores.

“Sempre sou bem atendida, elas são bem atenciosas, não deixa a desejar não, está ótimo. Que os médicos e enfermeiros continuem assim, o nosso bairro é um bairro carente, mas em termo de saúde aqui está bom”, disse dona Teresinha de Jesus, usuária da UBS/Cohab.

Nayra Marques, uma das enfermeiras coordenadoras da Unidade de Básica de Saúde, ressalta que, em média, são realizadas 64 consultas médicas por dia e aproximadamente 10 atendimentos com a dentista. Além de duas equipes do Programa Saúde da Família, a UBS também conta com 01 equipe de saúde bucal, numa área que assiste aproximadamente 4 mil famílias. O prêmio, segundo ela e o coordenador da Atenção Primária, Rubenilson Luna, reflete a dedicação para prestar um serviço de excelência.

12º Prêmio Medident 2018.

“A nossa Unidade Básica de Saúde faz parte da Planificação, que é um processo em que nós organizamos os nossos atendimentos, dando atenção àquelas pessoas que realmente precisam da atenção em saúde. Baseado nisso, nós conseguimos melhorar os nossos indicadores de saúde e, todas as UBS’s de Caxias tiveram essa melhoria. Por isso, o município de Caxias recebeu essa premiação da Atenção Básica, onde dessas UBSs se destacaram, dentre elas na Cohab”, explicou Nyara Marques, enfermeira da UBS da Cohab.

“A premiação se refere a toda atenção básica, na verdade estamos em um processo de organização da Atenção Primária do nosso município, que é uma determinação do nosso prefeito. Estamos nessa parceria de organização e estruturação; hoje a gente está com 08 UBSs em processo de reforma, estamos organizado de forma mais humana para que atenda com qualidade e responsabilidade. Essa premiação nos dá mais ânimo para a gente trabalhar”, destacou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

O prefeito Fábio Gentil e a primeira-dama Letícia Mabel parabenizaram toda a equipe que, além de motivada, também percebe o reconhecimento do trabalho realizado.

“Quero parabenizar toda equipe da UBS da Cohab e dizer que continuem sempre com essa humanização para os nossos caxienses. A gente sabe que é uma UBS que atende várias comunidades carentes, então a equipe toda está de parabéns. Eu espero que nos próximos anos venha sempre com esse reconhecimento. Eu parabenizo toda a equipe mais uma vez e ao prefeito Fábio Gentil pela dedicação ao trabalho e comprometimento com as UBSs de Caxias”, parabenizou Letícia Mabel, primeira-dama do município de Caxias.

“Aqui por ser 40 horas e funcionar os dois turnos, equipe especializada e humanizada dando respeito ao cidadão, dar a demonstração de que merecia esse prêmio. Isso é motivo de satisfação. O município de Caxias foi reconhecido a nível estadual. É uma das melhores UBSs, onde os profissionais prestam um serviço exemplar. Todos, desde o vigia, todos que compõem essa equipe. Hoje nós viemos aqui parabenizá-los, está mais próximos deles e da comunidade e ver a necessidade, o que eles precisam para que a população tenha a saúde que a gente quer”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: