Os mais de 30 mil estudantes da Rede Municipal de Educação voltaram às aulas nessa segunda-feira (19). Um verdadeiro batalhão de estudantes em busca do aprendizado foi recebido nas 215 escolas, nas zonas urbana e rural.

A pequena Iane Gabriele de 10 anos, que tem o sonho de ser veterinária, estudante do 6º ano da Unidade Integrada Municipal Hélio de Souza Queiroz, falou da expectativa para mais um ano letivo.

“Eu estou chegando em outra escola, ainda não conheço direito os colegas, mas eu espero poder aprender muito mais. Eu gosto de português, geografia e ciências. Eu espero aprender muito e que eu goste de outras matérias”, disse Iane Gabriele, estudante.

Gletiane Ramos foi acompanhar o primeiro dia de aula da filha, Mayara Gabriele, que estuda no Centro de Educação Infantil Marcelo Dino.

“É o primeiro ano da Mayara. Isso é bom, é educação. A gente precisa incentivar a vir fardada. Foi bom esse primeiro momento para conhecer a escola”, ressaltou Gletiane Ramos, mãe.

A professora de matemática, Renata Thaís, ressalta os cuidados com o processo educacional, destacando que é importante fazer um diagnóstico de como chegam os novos alunos que mudam de ano ou de escola, para que os conteúdos sejam trabalhados conforme o ritmo de cada um deles.

“O início de um novo ciclo é muito bom, porque é sempre uma forma de renovar, inovar e observar o que foi bom, que pode manter e, o que não foi, tentar melhorar. Daí então, a partir desse novo ano, nós vamos tentar novas metodologias na minha área, Matemática, observar as possibilidades que o aluno tem. A gente observa a necessidade de cada um porque a gente pode ter alguma técnica, mas aquela técnica pode não servir para todo mundo, então nesse primeiro dia de aula, nós estamos fazendo um diagnóstico para daí continuar o ano letivo”, explicou Renata Thaís, professora de Matemática e Geometria.

As gestoras escolares, Tatiane Macedo e Francisca Rodrigues, do Centro de Educação Infantil Marcelo Dino e Escola Hélio Queiróz respectivamente, falaram sobre a recepção aos alunos.

“É um momento de recepção dos alunos, que nós chamamos de semana de adaptação, porque é a primeira vez que a criança vem à escola, mudança de turma. Então a gente preparou um ambiente bem receptivo para que eles se sintam acolhidos”, disse Tatiane Macedo, gestora do Centro de Educação Infantil Marcelo Dino.

“Nossa recepção foi com o Hino Nacional e lemos as normas da escola, além de rezarmos um pai nosso. Todos uniformizados. Tivemos o acompanhamento dos pais, que também ouviram as normas da escola. Que esse ano letivo seja ainda melhor com nossa secretária nos apoiando”, deseja Francisca Rodrigues, gestora da escola Hélio de Souza Queiróz.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, deu as boas- vindas a todos os estudantes da Rede Pública Municipal e pediu que os pais sejam cada vez mais participativos.

Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Toda a Rede Municipal de Educação, a partir de hoje, funciona a todo vapor. Queremos dar as boas-vindas a todos os professores, aos gestores escolares, aos estudantes, desde o ensino infantil ao ensino de EJA, sejam todos bem-vindos a esse 2018! Que nós possamos fazer um excelente trabalho este ano. A gente convoca aqui as famílias para que sejam mais participativas, porque o ensino nós fazemos na escola, mas a educação é feita em casa”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Confira a reportagem:

Confira mais fotos: