A Coordenação do Programa Bolsa Família em Caxias, que funciona no Centro de Cultura, solicita aos pais que atualizem as informações referentes às crianças e jovens entre 06 e 17 anos.

A atualização deve ser feita todos os anos, pois os alunos ou mudam de escola ou de série, e faz parte das condicionalidades para continuar recebendo o benefício, explica Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.

“O Programa Bolsa Família orienta que as famílias façam a atualização cadastral todo ano, independente se a criança tenha mudado de escola ou não, porque a criança não muda de escola, mas muda de ano e o sistema precisa estar informado disso para poder garantir o benefício”, lembra Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.

Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.

Os beneficiários também precisam cumprir com as condicionalidades da saúde para continuarem recebendo o benefício.

“É o acompanhamento das crianças nos postos de saúde, no que se refere à vacinação a crianças de 0 a 5 anos e o controle do peso. A Secretaria Municipal de Saúde vai alimentar o sistema, que é ligado ao sistema do Bolsa Família. Então, a família bem acompanhada garante o recebimento do benefício regularmente”, ressalta a coordenadora.

“O objetivo do Bolsa Família é que a criança permaneça na escola e que tenha bom desempenho escolar. Então a gente precisa informar às famílias que mantenham essas informações atualizadas. Não depende só de nós, depende do Governo Federal, por isso estamos informando às famílias que estejam buscando o Bolsa Família para prestar as informações”, destacou o professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Programa Bolsa Família também informa às beneficiárias gestantes para que estejam atentas ao acompanhamento do pré-natal. O Governo Federal premia as mães que são acompanhadas regularmente com a concessão de um acréscimo no benefício recebido.

“As gestantes inscritas no nosso Programa, elas precisam fazer o pré-natal, porque através do sistema de saúde, eles atualizam essa informação e elas são beneficiadas com um acréscimo que nós chamamos de variável da gestante, que é um acréscimo no benefício”, lembra Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.

Palavras chaves: ,