O Shopping da Gente, uma das cinco grandes obras anunciadas pelo prefeito Fábio Gentil, está na fase final de preparação da fundação do prédio para que seja dado início à fase convencional da construção. O Shopping da Gente está sendo construído ao lado da Avenida Otávio Passos, Centro de Caxias, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal.

Murilo Novais, secretário de Infraestrutura

O secretário de Infraestrutura, Murilo Novais, falou à Assessoria de Comunicação da Prefeitura (ASCOM) sobre o trabalho que estava sendo realizado na parte de fundação, que é a mais demorada. A tendência agora é que a obra ganhe mais ritmo.

“Esta é uma obra com fundações não convencionais, em função das características do terreno, principalmente de um prédio onde a gente vai ter sete lajes de concreto, quer dizer, o peso da edificação é muito alto, além dos usuários e os equipamentos que vão ter lá. Então, o que a gente está fazendo lá é construindo um terreno, tivemos que fazer a fundação profunda para buscar o terreno firme a 18, 20, 21 metros de profundidade, ou seja, nós estamos fazendo estacas de concreto, em cima das estacas de concreto é que vem o vigamento. Vai ser feita uma laje em toda a área do terreno, daí vai ser iniciada a construção do Shopping para ser visto pela população”, explica Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Uma obra complexa, assim define o secretário, considerando todos os desafios que estão sendo enfrentados. Por esse motivo, foram construídas mais de 100 estacas de concreto.

“Tivemos que fazer fundações profundas, com 145 estacas de concreto com quase 20 metros de profundidade. Já estamos iniciando os blocos de coroamento e o vigamento para daí partir para o vigamento e as paredes do prédio. As fundações estão sendo muito bem feitas, os blocos de coroamento estão sendo executados. Logo logo, nos próximo 30 dias, as paredes vão começar a aparecer, aí passa a ter uma construção convencional, normal como qualquer outra”, ressalta Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Recursos próprios

A obra do Shopping da Gente, executada com recursos próprios, é orçada em mais de R$ 7 milhões e 867 mil reais, sendo responsável pela geração de emprego e renda para os trabalhadores de Caxias, tanto direta, quanto indiretamente.

Etapas da Obra

Os trabalhos executados na construção do Shopping da Gente estão respeitando as seguintes etapas: demolição, construção do canteiro de obras, gabarito (marcação da obra), fundação (estacas), construção de pilares, vigas, lajes, instalações, posterior acabamento e entrega da obra pronta.

Impacto Social

O Shopping da Gente vai beneficiar mais de 314 famílias de permissionários que hoje ocupam as ruas do Centro de Caxias. Os vendedores ambulantes sairão das ruas e vão ganhar um local moderno e digno para realizarem suas vendas, em um espaço que vai se transformar noutro grande centro de compras do Município. A obra terá 05 pavimentos, 258 boxes, 25 boxes de lanchonetes, 01 doca para dois caminhões em uma área construída de mais de 4 mil m².

“O que a administração do prefeito Fábio Gentil quer é exatamente dá uma organizada no espaço urbano da cidade, dá uma vida de qualidade para os próprios vendedores. Vai ter praça de alimentação, caixas eletrônicos, elevador, ou seja, os nossos vendedores ambulantes terão uma vida agradável a partir da entrega dessa obra. Além de tudo, a fachada da obra é linda”, ressalta Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,