Caxias sediou nessa quarta-feira (28) a reunião do Conselho Deliberativo do SEBRAE (MA). Foram reunidas no auditório de um hotel da cidade entidades empresariais, além de microempreendedores individuais, médios e grandes empresários.

O Conselho é formado por 15 entidades, dentre elas estão a FIEMA, SENAI, Banco do Brasil, FAEM, CDL, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e SEBRAE Nacional.

“Caxias só mostra a importância que tem para o Estado do Maranhão e não poderia ser diferente. É um início, o SEBRAE está preocupado com as circunstâncias econômicas do país, assim como todos nós. Mas nós estamos iniciando 2018 com boas expectativas, essa reunião eu entendo que esteja sendo realizada com o objetivo de trazer ideias novas, de colocar na mente do empresário a possibilidade de encontrarmos um mecanismo de saída, que possamos reestruturar as nossas lojas e iniciar um novo crescimento em 2018”, destacou Ivan Ferreira, presidente do SINDILOJAS/Caxias.

“Esse momento é histórico para Caxias, pois estamos recebendo o Conselho, isso só tende a melhorar e alavancar o nosso comércio”, lembrou Maria dos Remédios, presidente da CDL/Caxias.

A escolha da cidade de Caxias para sediar a 1ª reunião do Conselho Deliberativo do SEBRAE no interior do Estado, se deve aos bons resultados do Município conseguidos a partir de 2017 com a implantação de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. Na reunião foram reforçadas as parcerias entre o SEBRAE e a Prefeitura de Caxias, que esteve representada pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, João Antônio Queiroz.

“O SEBRAE é um grande parceiro do município de Caxias, nos deu todo apoio na instalação da Sala do Empreendedor, foi um apoio fundamental, nos deu apoio financeiro. É de grande importância essa reunião, pois com isso, o SEBRAE está ouvindo desde o microempreendedor até o industrial para absorver ideias e colocar os projetos em prática. Então é de grande importância para toda a classe empresarial de Caxias estar sendo contemplada com esse encontro que é muito relevante para todos nós”, ressaltou João Antônio Queiroz, secretário de Indústria e Comércio.

“Hoje o Conselho faz uma grande avaliação das ações do SEBRAE na região. O intuito desse encontro é aproximar as demandas que a gente tem com o nosso planejamento. A Prefeitura tem sido um dos principais parceiros do SEBRAE em Caxias, tem contribuído bastante para que a gente avance em muitos aspectos no Município. A Sala do Empreendedor, que é de responsabilidade da Prefeitura, é um ponto de atendimento a esse microempreendedor individual, é um local onde estamos desburocratizando os processos de abertura, cancelamento. Ou seja, é um serviço a mais que Caxias ganhou e a gente tem que louvar ações com essa”, frisou César August, gerente da unidade regional do SEBRAE.

“Nós iniciamos essa aproximação em 2017, assim que o prefeito tomou posse; fomos bem recebidos e começamos a apresentar nosso portfólio de produtos de serviços. Logo de imediato pudemos ter a materialização da Sala do Empreendedor, que depende de uma vontade política da Prefeitura. Nós queremos agradecer a confiança e a credibilidade que o prefeito Fábio Gentil demonstrou ter no SEBRAE e no trabalho que podemos desenvolver junto aos potenciais empreendedores, microempreendedores e aos micro e pequenos empresários do município de Caxias”, reforçou João Martins, diretor superintendente do SEBRAE (MA).

Atualmente, o SEBRAE (MA) tem atuação em quase todo o Estado, sendo que na Região dos Cocais existem salas do empreendedor em 7 municípios, dando assistência a microempreendedores, microempresa, empresas de pequeno porte e a potenciais empresários. Em 2017, mais de 2.800 pequenos negócios foram abertos. A parceria com Caxias tem sido fundamental para o crescimento das ações do SEBRAE, afirma o presidente do Conselho Deliberativo.

“Nós identificamos a necessidade de interiorizar nossas ações, apesar de nós termos regionalizado, mas o Conselho sentiu a necessidade de ouvir em viva voz o empresário, trazer uma palavra de esperança e de motivação para os empresários. Estamos aqui para dialogar com o poder público para que a gente possa achar, através das parcerias, o melhor caminho de desenvolvimento para o nosso Estado. Nós escolhemos Caxias pelos resultados apresentados, pelo avanço que o SEBRAE tem tido com as parcerias, com o poder público, que realmente têm acontecido de verdade nessa grande cidade, nesse grande município”, ratificou Edilson Baldez, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE (MA) e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

Confira mais fotos:

Confira na reportagem: