A recepção de acolhimento aos 20 novos residentes que irão atuar na rede de saúde de Caxias aconteceu no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), no Morro do Alecrim, nessa segunda-feira (5).

Na ocasião, o vice-prefeito Paulinho esteve presente representando o prefeito Fábio Gentil.

“A gente fica muito feliz com a continuidade do programa social. Nós temos o objetivo de torná-lo permanente, pois são profissionais qualificados, graduados que estão buscando se especializarem ainda mais”, disse o vice-prefeito.

Também estiverem presentes na acolhida aos novos residentes secretários municipais, vereadores, coordenadores e profissionais de saúde do Município e do Estado, reitores, professores e acadêmicos da UEMA.

Quelrineli Vieira, residente de Enfermagem Obstétrica, agradeceu a recepção e falou sobre suas expectativas.

“A minha expectativa é adquirir o aprendizado necessário pra minha formação e terminar a residência, e também que eu me sinta preparada para exercer com mais ênfase a minha profissão”, destacou.

As especializações serão nas áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição e farmácia, sendo: 04 enfermeiros, 04 fisioterapeutas, 02 nutricionistas, 02 farmacêuticos, 06 enfermeiros e 02 médicos na residência de Ginecologia e Obstetrícia.

Joseneide Câmara Teixeira, coordenadora do Programa de Residência da UEMA, destacou a forma de atuação dos acadêmicos na rede de saúde.

Já temos profissionais atuando na área de Atenção Primária em Saúde, Maternidade Carmosina Coutinho, UPA e demais instituições de saúde do Município. Esses novos que estão chegando são para ampliar nossas ações. Nossa intenção é ampliar para 16 unidades de saúde, para potencializar as ações de Saúde da Família”, explicou a coordenadora.

“É uma forma de fortalecer a formação do médico que a instituição faz através do curso de medicina em parceria com o poder público”, destacou Gustavo Costa, reitor da UEMA.

As residências têm duração de 02 anos, com carga horária de 60 horas semanais, e são realizadas por meio da UEMA, Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. No Maranhão, apenas São Luís e Caxias possuem esse Programa, que possibilita aos acadêmicos atuarem na rede de saúde como forma de aperfeiçoarem seus conhecimentos.

Confira na reportagem:

Palavras chaves: ,