A Câmara Municipal de Caxias rendeu homenagem especial a todas as mulheres, realizando uma sessão solene em alusão ao 08 março – Dia Internacional da Mulher. A sessão realizada nessa quarta-feira (07) foi presidida pela vereadora Aureamélia Soares, que esteve ladeada pela vereadora Thays Coutinho e pela secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e ex-vereadora, Taniery Cantalice.

O presidente da Câmara, o vereador Catulé, lembrou que atualmente conta com três mulheres na atual legislatura e reconhece a importância das mesmas na sociedade.

“Hoje nós estamos prestando homenagem a quem merece, que são as mulheres caxienses, que são guerreiras, que tem evoluído a todo instante, basta olharmos que elas ocupam cargos importantes no Município, inclusive aqui na Câmara Municipal”, frisou Catulé, vereador.

“É com imensa alegria que eu agradeço ao presidente dessa casa, o vereador Catulé, por ter concedido essa Sessão Solene a todas nós mulheres. Acreditamos que o dia 8 não é para ser comemorado somente neste dia, mas nós mulheres temos que ser respeitadas, amadas e que esse dia seja comemorado todos os dias”, disse Aureamélia Soares, vereadora.

“Nós queremos dizer que desejamos que as mulheres estejam sempre em nosso meio, inclusive à frente de determinados setores; observe que o governo municipal prestigia as mulheres, onde as principais pastas da administração municipal são exercidas pelas mulheres, como a da Saúde, com a doutora Socorro Melo e a Educação com Ana Célia Damasceno, dentre outras. Então a sensibilidade da mulher está presente na administração pública. Parabéns a todas as mulheres”, ressaltou Moisés Holanda, vereador.

Estiveram presentes ao ato solene secretários municipais, coordenadores e assessores da Prefeitura Municipal e representantes da sociedade civil. Além da vereadora Aureamélia, também subiram à tribuna para prestar homenagens às mulheres a presidente do Conselho de Direitos da Mulher, Jesus Andrade; a vereadora Thays Coutinho; a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo e a secretária Taniery Cantalice, que destacaram os diferentes papéis assumidos pela mulher na sociedade, a superação das desigualdades, o enfrentamento à violência e a importância da conquista de espaços de decisão.

“Nós enquanto controle social do município de Caxias, nós acreditamos ser fundamental promover ações educativas que levem à mulher a consciência de que ela pode ocupar espaços de poder e decisão. Nós precisamos dizer não à violência e a todas as formas de desigualdades na nossa sociedade”, destacou Jesus Andrade, presidente do Conselho de Direitos da Mulher.

“Nós admiramos muito as mulheres como um todo. A gente quer ter a chance de muito mais vezes dizer o quanto você é importante, o quanto tudo que você faz é válido, porque nós cuidamos de tudo, desde o bem-estar dos nossos filhos e da família”, lembrou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

“É gratificante a gente ver essa homenagem através da Câmara Municipal de Caxias. Sabemos que temos apenas três mulheres dentro do parlamento caxiense, mas que uma delas teve essa sensibilidade de pedir ao presidente da Câmara e ele de pronto aceitou essa homenagem. Esperamos que o parlamento faça mais pelas nossas mulheres, trabalhem e façam mais pelas mulheres”, desejou Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Veja mais fotos:

Confira na reportagem: