A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) concluiu o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Infestação do Aedes Aegypti (LIRA 2018).

No trabalho por amostragem realizado entre os dia 26 de fevereiro e 02 de março, foram visitados 2.654 imóveis em 44 bairros de Caxias.

Em uma residência do bairro Seriema, foram encontrados no quintal eletrônicos, eletrodomésticos e outros objetos em desuso, que podem ser potenciais criadouros do vetor, o que se comprovou quando os agentes detectaram a presença de larvas. Diante disso, o supervisor de campo Douglas Araújo orienta sobre importantes cuidados.

“Aqui nos encontramos vários focos do mosquito em tanques, caixas e eletrodomésticos; então orientamos que ela retire ou que coloque em ambiente coberto que não acumule água. Por onde passamos estamos conversando com a população quanto as medidas preventivas que já são do conhecimento de todos, porém, nunca é demais relembrar”, destacou o supervisor.

“É muito importante a vinda deles aqui para ver como está a situação das casas. Agora, com o que ele falou para nós aqui, vamos tomar mais cuidado! Talvez a gente estava correndo riscos sem saber”, destacou a estudante Brenda Oliveira.

Caxias tem cumprido as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, situação de alerta no intervalo de 1% a 3,9% e risco de surto igual ou superior a 4%. O resultado do levantamento realizado em Caxias indica estado de alerta com índice de 2,9%, sendo que no mesmo período de 2017 o índice foi de 3,2%.

“Nossa posição diante do levantamento é de que precisamos de cuidados, tanto por parte da UVZ quanto por parte da população. Sabemos da necessidade de trabalhar mais ainda, mas também da sociedade cumprir o seu papel. Fica aqui o nosso alerta para que todos possamos estar somando forças de forma homogênea na luta contra o mosquito”, conclamou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Confira mais fotos:

Confira na reportagem:

 

 

Palavras chaves: , ,