O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE\Caxias) segue investindo em tecnologia para garantir a eficiência no atendimento à população. Depois da implantação do inversor de frequência na captação de água bruta do Rio Itapecuru, o mesmo sistema que permite o controle de vazão e de pressão d’água foi implantado no reservatório R4 do SAAE na Vila Alecrim, que distribui água tratada para os bairros assistidos pela Estação de Tratamento de Água do Bairro Volta Redonda.

“A implantação do inversor de frequência é para controle de vazão e controle de pressão de água. No reservatório R4 foi implantado para evitar vazamentos na tubulação devido a alta pressão e, consequentemente, o controle do nível do reservatório da cidade. Ele economiza energia, quando você fala em economia energética aparece o inversor de frequência, porque você só consegue eficiência energética se você mexe na velocidade do conjunto motor bomba”, explica João Eyder, engenheiro eletricista do SAAE.

O inversor de frequência, que é monitorado por um sistema Controlador Lógico Programável (PLC), funciona automaticamente. Este é o 2º sistema implantado, que vai prevenir vazamentos e impedir transtornos aos caxienses. Para o diretor da autarquia, o SAAE aposta em uma gestão profissional, garantindo que equipamentos com tecnologia de ponta possam servir à população caxiense.

“O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, trabalha com profissionalismo, porque é dessa forma que vamos conseguir trazer bons resultados para a cidade de Caxias. Já instalamos inversores de frequência na captação do Rio Itapecuru e instalamos nos reservatórios elevados da Vila Alecrim. O que está sendo implantado aqui é o que existe de mais moderno no mercado, a marca desses equipamentos é da maior empresa do mundo em acionamentos de bombas; eles estão sendo instalados com o que há de mais moderno que é PLC, é uma inteligência artificial que permite as bombas operarem de acordo com a necessidade”, destaca Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

O próximo passo é implantar o projeto piloto também nas estações de tratamento dos bairros Volta Redonda e Ponte.

Veja mais fotos:

 

 

Palavras chaves: ,