O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, assinou na tarde dessa segunda-feira (12), em Brasília, um convênio com o governo federal para a implantação no município de Caxias do programa Internet para Todos. A assinatura ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Nós estamos trazendo internet para todo o município de Caxias, principalmente na zona rural. Onde nós tivermos uma escola ou um posto de saúde, nós teremos internet implantada, para que nossa saúde e a nossa educação possam ter uma qualidade melhor. Esse foi fruto de um trabalho de 2017 que agora iremos colher. Graças a Deus a cidade de Caxias foi contemplada. Serão muitos pontos de acesso com internet de qualidade para que nossos jovens possam usufruir”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pretende levar conectividade às localidades que ainda não têm acesso à banda larga. A internet será fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

Os convênios assinados com as prefeituras vão permitir que elas tenham contato às antenas que viabilizarão o acesso à internet.

“Cada prefeito vai poder levar banda larga para localidades que não tenham conectividade no seu município. Isso é muito importante também para as universidades, para os pesquisadores, para a área rural, para áreas remotas, para periferias, trazendo condições de desenvolvimento para todos. Um programa também de inclusão social, de justiça social”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, conforme informação publicada na página do Ministério.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, 2.053 cidades já estão aptas para assinar o termo de adesão e outras 350 cidades já manifestaram interesse em participar do programa.

A assinatura do termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. Para isso, cada prefeitura indica as localidades que vão receber as antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também vai arcar com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. Os municípios beneficiados nesta primeira fase vão começar a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

Dentre os povoados beneficiados no município de Caxias nesta primeira etapa, estão: Alecrim; Assentamento Santa Rita; Assentamento Centro de Santa Rita; Bananal do Leandro; Barcelona; Batalha; Baunília; Baú; Boca da Mata; Barriguda; Buenos Aires; Caxirimbu; Centro das Cabeceiras; Morada Nova; Olho D’ água da Raposa; Porto do Paiol; Quilombo; Rosário; Santa Rita dos Medeiros; Santo Antônio; São Pedro IV; Vacas; Rodagem; Sussuarana; Cabeceira dos Cavalos; Engenhho D’Àgua; Nazaré do Bruno; Lavra; Marruá; Miranda; Cajueiro; Caiçara; Chapada; Descanso; Baixa da Onça e Assentamento Soledade.

“Num ano em que a internet está acima de tudo, será importante levar internet a todos os caxienses para que as pessoas possam acompanhar o andamento de sua cidade, para que a população possa fiscalizar o seu prefeito, os vereadores, as contas públicas, para que possam acompanhar as notícias do mundo e do país. A internet hoje é necessária, porque através dela as pessoas conseguem, online, aquilo que têm direito. É lucrativo para o município porque estamos priorizando a população da zona rural. Nós continuaremos lutando para que toda a zona rural de Caxias seja beneficiada. Com a garra que nós temos e com a equipe que nós temos, nós iremos conseguir sim, porque assim estaremos construindo a cidade que a gente quer”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,