Profissionais de várias áreas de atuação do Hospital Geral Municipal Gentil Filho, Hospital Infantil Dr. João Viana e da Maternidade Carmosina Coutinho participaram de palestras promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O objetivo foi despertar nos trabalhadores o cuidado para evitar as Lesões por Esforços Repetitivos e as Dores Osteomusculares relacionadas ao Trabalho (LER\DORT).

A terapeuta ocupacional Dyener Moura destacou que essas informações são de extrema importância para a saúde dos profissionais.

“Nós falamos das medidas de prevenção e orientação para que esses trabalhadores possam vir a ter mais cuidados com a saúde, porque as vezes eles têm uma jornada de trabalho tão excessiva e não se dão conta que podem ter alguma doença ocupacional”, conclui.

Os profissionais aprovaram a iniciativa.

“Eles têm muito movimento, então isso pode gerar problemas relacionados à LER/DORT que eles podem desenvolver sem saber. Então essa palestra é pra esclarecer dúvidas”, falou Elizama Amorim, técnica de Segurança do Trabalho do HGM.

O CEREST está percorrendo outras unidades hospitalares da rede de saúde municipal, realizando levando as orientações aos profissionais sobre os danos que as LER\DORT podem causar.

“Nós temos vários protocolos ministeriais que, particularmente, temos essa responsabilidade de levar essas informações. Neste caso, sobre os esforços repetitivos, temos essa preocupação de buscar esses trabalhadores que têm um risco mais acentuado, prevenindo assim gastos futuros no que diz respeito a tratamentos”, destacou Eliel dos Santos, coordenador do CEREST.

Confira na reportagem:

Palavras chaves: ,