A Prefeitura de Caxias, através dos órgãos municipais de saúde participou de uma reunião promovida pela Secretaria de Estado da Saúde,  que tem como objetivo realizar ações de intensificação à vacinação contra a Febre Amarela.

A reunião foi realizada no auditório da Escola Estadual Inácio Passarinho, na tarde da última segunda-feira (12). Participaram da reunião, representantes municipais da Atenção Básica, Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e de Vigilância Epidemiológica dos municípios de Caxias, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

“Esse encontro vem para a gente intensificar as ações de Febre Amarela e aproveitar esse momento para também intensificar a vacinação”, disse Fernanda Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias.

Helena Almeida, chefe do departamento de imunização do Estado do Maranhão, destacou o trabalho realizado em Caxias e falou sobre o apoio logístico aos municípios, que segundo ela é de extrema importância para garantir os resultados satisfatórios.

“Nessa oportunidade estamos também vacinando as pessoas contra o Sarampo e o Tétano, então essa é uma ação de apoio logístico e técnico aos municípios da regional Caxias”, enfatizou.

Após o encontro, os profissionais de Caxias intensificarão as ações de prevenção contra a Febre Amarela nas zonas urbana e rural. A princípio, os trabalhos foram realizados na Fazenda da Esperança e no Balneário Parque Veneza.

Sobre a doença

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos pertencentes às espécies Aedes aegypti e Haemagogus infectados por um arbovírus do gênero flavivírus. A doença é de curta duração, no máximo dez dias, e tem gravidade variável. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, vômito, dores no corpo e náuseas. Nos casos mais graves há hemorragias, além de olhos e pele ficarem amarelados.

A vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacinação dos postos de saúde do Maranhão.

Por estar na área de recomendação de vacina desde de 1994, as ações de imunização estão disponíveis permanentemente durante todo o ano, não devendo faltar vacinas, agulhas e seringas nos postos para o atendimento de rotina. Vale lembrar que é necessário apenas uma dose durante toda a vida, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado.

Palavras chaves: ,