A Prefeitura de Caxias, através da Vigilância Epidemiológica e em parceria com a regional de saúde do Estado, UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) e as Unidades Básicas de Saúde, realizou ações de imunização contra Febre Amarela direcionadas às comunidades rurais do município.

O trabalho é resultado de um planejamento de imunização entre o Estado e municípios da região ocorrida recentemente em Caxias.

As ações foram realizadas nos povoados Caiçara, Corrente, Pau Pombo, Boca da Mata, Ladino, Bananalzinho, Macambira, Lagoa do Saco, São Francisco, povoado Cruz, Tapera Grande e Balneário Veneza.

As vacinas contra Tétano, Hepatite B e a Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola) também foram oferecidas.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Fernanda Batista, a parceria foi bastante positiva, trazendo um pouco da realidade da população rural.

A parceria foi bastante proveitosa. Dentro do município foi montada uma parceria de planejamento e os resultados foram muito positivos. No povoado Caiçara a população compareceu em grande número, a UBS Pirajá foi a responsável pela vacinação no povoado Tapera Grande”, disse a coordenadora.

Para a senhora Maria Matildes, moradora do povoado Bananalzinho, as vacinas chegaram em boa hora. “A gente tem que se proteger da doença e o único jeito é recebendo essa vacina que chega aqui pra nós. Gostei muito do trabalho aqui”.

Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos pertencentes às espécies Aedes aegypti e Haemagogus, infectados por um arbovírus do gênero flavivírus. A doença é de curta duração, no máximo dez dias, e tem gravidade variável.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, vômito, dores no corpo e náuseas. Nos casos mais graves há hemorragias, além de olhos e pele ficarem amarelados. A vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde.

Quem deve se vacinar?

• Crianças maiores de 9 meses já devem ser vacinadas;
  • Pessoas que irão viajar para locais de risco no país (10 dias antes);
  • Pessoas que irão viajar para países que exigem o certificado internacional de vacinação (10 dias antes);
  • Pessoas que nunca se vacinaram ou que não têm comprovação da vacina.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,