Cerca de 50 estudantes das Unidades Integradas Municipais Guiomar Cruz Assunção, Jacira Gonçalves Vila Nova e Marinalva Soares Guimarães tiveram uma aula diferente nessa sexta-feira (23). Eles visitaram a Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, localizada no bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

A visita faz parte da programação da semana mundial da água que tem como tema “Plantando o futuro com as sementes de hoje”, que será realizada até a próxima terça-feira (27), uma realização da Prefeitura de Caxias por meio do SAAE, das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Defesa Civil e Secretaria adjunta de Urbanismo.

Para o assessor de educação ambiental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Juarez Júnior, essa atividade é uma forma de mostrar aos adolescentes o quanto é complexo o tratamento da água. “Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a educação ambiental é a única forma de mudar o futuro. A partir do momento que esses estudantes conhecem de perto todo o tratamento da água, eles vão passar a utilizá-la de forma mais consciente, preservando e evitando o desperdício, além de repassar esse aprendizado para os outros colegas e os familiares”.

Até chegar às residências dos consumidores, a água passa por diversas etapas durante o seu tratamento na ETA Volta Redonda que envolve a captação  no Rio Itapecuru, coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, correção do PH, fluoretação, armazenamento nos reservatórios e distribuição. Um processo que envolve custos com energia, produtos químicos e mão de obra, para assim, garantir que água esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.

A estudante do 9º ano, Lara Vieira, da UIM Marinalva Soares Guimarães, aprendeu direitinho cada etapa do processo de tratamento da água e garantiu que vai economizar água dentro de casa. “Depois de conhecer todo esse processo, que garante a qualidade da água para o nosso consumo, eu entendi que preciso economizar água e para isso preciso mudar hábitos dentro de casa na hora do banho, por exemplo, vou fechar o chuveiro na hora de ensaboar o corpo; desligar a torneira quando estiver escovando os dentes e vou ajudar minha mãe na hora de lavar a roupa”.

Para a direção do SAAE, cuidar do meio ambiente é pensar nas gerações futuras. Somente no ano passado a Autarquia abriu as suas portas para mais de 500 alunos e a comunidade em geral conhecer na prática o trabalho dos seus profissionais.

De acordo com o coordenador de produção do SAAE, o químico industrial Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e saem como multiplicadores da importância da água tratada para a população”.

E a programação da semana mundial da água continua. Na manhã da próxima segunda-feira (26), estudantes das Unidades Integradas Municipais Arlindo Fernando de Oliveira, Coelho Neto e Antenor Viana Júnior terão a oportunidade de conhecer o processo de tratamento da água durante a visita à Estação de Tratamento do SAAE localizada no bairro Ponte.

Palavras chaves: , , ,