O dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Tendo como objetivo chamar a atenção da população sobre a doença, prevenção, sintomas e o tratamento a Vigilância Epidemiológica, por meio da Coordenação Municipal de Combate à Tuberculose, realizou na manhã dessa segunda-feira (26) uma caminhada de conscientização pelas principais ruas do Centro Histórico de Caxias.

A concentração foi na Praça Magalhães de Almeida (em frente à Igreja da Catedral), onde todos saíram caracterizados com a camisa da campanha que trazia o lema “A Tuberculose tem cura, o preconceito também”.

Munidos com apitos e panfletos, os profissionais saíram em caminhada passando pelo SAAE, Rua Dr. Berredo, Praça Gonçalves Dias, Afonso Pena, Praça Vespasiano Ramos, Rua São Benedito, Caixa Econômica, Centro de Cultura e Praça da Matriz.

Participaram da caminhada os profissionais da rede municipal de saúde, Secretaria adjunta de Transportes, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entidades civis, dentre outros órgãos municipais e a população em geral.

A vendedora Alice Silva acompanhou a caminhada e ressaltou ser importante que as pessoas não tenham preconceito, pois a doença tem tratamento.

“Hoje é o nosso dia D com essa caminhada, o nosso objetivo é de sensibilizar a população sobre a Tuberculose, que é tratável, e precisamos acabar o estigma da doença. Lembrando que as atividades continuam nas UBSs até quarta-feira”, ressaltou a coordenadora municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Socorro Moura.

A programação foi proposta pela Coordenação Estadual de Controle da Tuberculose e, além da caminhada, as ações estão sendo executadas nas Unidades Básicas de Saúde através da Estratégia de Saúde da Família, com informes educativos e avaliações.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,