O Programa Criança Feliz, que foi lançado em Caxias no mês de janeiro de 2018, segue desenvolvendo ações junto às 600 famílias que são vinculadas ao Programa Bolsa Família.

O foco é acompanhar famílias com crianças de 0 e 6 anos, prestando orientações para que a criança se desenvolva de forma saudável.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Programa conta com 20 visitadores, um técnico e duas supervisoras que trabalham em sintonia com a rede de Assistência Social e a rede municipal de saúde e educação no encaminhamento das demandas, como explica a supervisora Carla Andréa.

“Nós trabalhamos em rede: CRAS, saúde, cultura, educação”, diz Carla Andréa, supervisora do Programa Criança Feliz.

Os visitadores atuam nas regiões onde estão instalados os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Toda semana, as 600 famílias são visitadas e acompanhadas de perto, lembra a supervisora.

“Essas visitas são feitas de acordo com a família. A família é que vai dizer o melhor horário para os visitadores estarem na casa. Eles vão ver o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos”, explica Carla Andréa, supervisora do Programa Criança Feliz.

Todas as visitas são informadas ao Ministério do Desenvolvimento Social. A também supervisora, Milena Gonçalves, fala sobre os benefícios do atendimento personalizado na residência da família.

“Vemos também o fortalecimento dos vínculos da criança com a família e, consequentemente, com a comunidade, onde ela vai estar adequada no CRAS, na escola, na creche, fortalecer os vínculos e ver o crescimento saudável pra essa criança, saudável mentalmente, fisicamente e emocionalmente, mas pra isso a gente precisa trabalhar a família”, frisa Milena Gonçalves, supervisora do Programa Criança Feliz.

Palavras chaves: ,