O workshop sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor foi realizado no auditório do SEBRAE/Caxias na manhã dessa quarta-feira (04).

Secretários municipais, coordenadores e assessores da Prefeitura de Caxias e de outros 14 municípios da Região dos Cocais estiveram presentes para obterem informações sobre como inscreverem as boas práticas executadas em cada município.

“Esse momento é oportuno para está tirando dúvidas inerentes ao prêmio para que a gente possa elaborar projetos para o gestor do município concorrer”, diz Lígia Gardênia, representante da Secretaria de Governo de Codó.

“O projeto prefeito empreendedor da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também contribui a partir do momento em que nós oferecemos oficinas de geração de renda para os pais dessas crianças e adolescentes que são assistidos”, destaca Kiara Braga, coordenadora da Proteção Social Básica e Articuladora do Selo Unicef.

As inscrições para o Prêmio Prefeito Empreendedor estão abertas até o próximo dia 20 de maio. Os projetos podem ser inscritos nas seguintes categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Empreendedorismo nas escolas; Inovação e Sustentabilidade; Desburocratização e Implementação da Redesimples e, também, Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor. O gestor de projetos da unidade do SEBRAE/Caxias, Stênio Pinheiro, explica o objetivo da premiação.

“O prêmio reconhece ações e atividades que já vêm sendo desenvolvidas ao longo da gestão do prefeito, o que agregou valor para o município”, explica Stênio Pinheiro, gestor de projetos da unidade do SEBRAE/Caxias.

Em Caxias, a implantação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, por meio da abertura da Sala do Empreendedor, é mais um das ações municipais que podem concorrer ao prêmio. Desde que a Sala foi criada em 2017, quase 300 microempreendedores foram formalizados.

“A nossa Sala desenvolve esse projeto de consultoria e de acompanhamento para os nossos microempreendedores individuais”, lembra Adriana Valéria, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

“A Secretaria deu instrumentos para o nosso município participar formalizando e dando treinamento em parceria com o SEBRAE. Eu acredito que nós estamos dentro desse páreo para chegar lá com êxito no Prêmio Prefeito Empreendedor”, acredita João Antônio, secretário municipal de Indústria e Comércio de Caxias.

O prêmio está em sua 10ª edição e é um reconhecimento do SEBRAE aos prefeitos e administradores regionais que implantam projetos com resultados comprovados, como explica Rosa Amélia, analista de Políticas Públicas da entidade no Maranhão.

“Isso demonstra o comprometimento desse gestor público com a micro e pequena empresa. O empresariado ganha, o gestor também ganha porque dá visibilidade à gestão dele, porque ele está modernizando a legislação para a micro e pequena empresa”, ressalta Rosa Amélia, analista de Políticas Públicas do SEBRAE/MA.

Confira mais fotos:

Veja na reportagem: