Professores da rede municipal de Caxias, que fazem parte da educação inclusiva, participaram de uma oficina de adaptação de conteúdo para alunos autistas promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ).

A atividade faz parte de uma série de ações alusivas ao mês de conscientização do Autismo.

Foram dois dias de oficinas com educadores que atuam nas zonas urbana e rural do Município.

“Adquirimos aqui mais conhecimentos e vamos compartilhar com outros professores em benefício do desenvolvimento das crianças autistas”, destacou Creane da Silva, professora da Escola Pedro Neiva de Santana, no povoado Brejinho.

Para a enfermeira especialista em Saúde Mental do CAPS IJ, Conceição Moura, todo trabalho realizado faz valer o programa de inclusão para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) para que sejam incluídos no ensino regular.

“Através dessa oficina muitas dúvidas são esclarecidas em relação à adaptação de conteúdo, do material, de como deve estar compartilhando com o professor da sala regular e, também, trabalhando as questões de respeito e aceitação junto com os demais alunos”, disse a enfermeira.

Ainda de acordo com Conceição Moura, as atividades se estenderão a outros setores da sociedade.  “Dia 19 de abril teremos um ciclo de palestras que será aberto para todos os profissionais da saúde, assistência social e população em geral que queiram aprender e conhecer um pouco mais sobre o universo do Autismo”, completou.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,