Nesse sábado (14), a população de Caxias recebeu mais um presente da administração do prefeito Fábio Gentil, a 2ª das 05 grandes obras anunciadas nos primeiros 100 dias de governo, o Mirante da Balaiada.

O Mirante transformou a cidade no centro das atenções do país; na solenidade de entrega da obra, diversas autoridades de Caxias, do Maranhão e do Brasil se revezaram em discursos enaltecendo as realizações feitas com recursos próprios pela atual administração.

Participaram do palanque oficial, montado dentro das instalações do Mirante, autoridades representativas do legislativo municipal, estadual e federal com destaque para o deputado estadual Alexandre Almeida; o deputado federal Cleber Verde (PRB); o senador da república, Elmano Férrer e o pré-candidato à Presidência da República, Álvaro Dias (Podemos), além de secretários municipais, coordenadores e assessores.

“Nenhum emenda parlamentar foi colocada para essa obra, ela é feita com recursos próprios! Isso passa a ser uma referência para o Maranhão como uma grande gestão feita pelo prefeito Fábio Gentil”, disse Cléber Verde, deputado federal (PRB).

“Porque a vocação de Caxias é o desenvolvimento, porque o sonho desse povo é construir uma cidade, um estado e um país diferente. Uma obra dessa grandeza visa preservar a memória, a história, valoriza a identidade cultural da sua gente apontando para o futuro de grandeza que todos nós almejamos”, disse Álvaro Dias, pré-candidato à Presidência da República (Podemos).

“Quando o cidadão que administra uma cidade do porte de Caxias tem responsabilidade e sabe pensar com desenvolvimento, a cidade aparece, não só no Estado, mas aparece nacionalmente, e é o que tem acontecido com a cidade de Caxias na administração do prefeito Fábio Gentil”, disse Catulé, presidente da Câmara Municipal.

“Além de estar valorizando a história da cidade, o prefeito tem feito uma administração que tem repercutido positivamente em todo Estado do Maranhão. De fato é uma administração que promove a qualidade de vida aos caxienses”, ressaltou Alexandre Almeida, deputado estadual.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado da primeira-dama Letícia Mabel e do vice-prefeito Paulinho, fez questão de destacar as mais de 100 pessoas que trabalharam direta ou indiretamente da construção do Mirante, que como ele mesmo ressaltou “transformaram sonho em realidade”. O prefeito agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Caxias e da população em geral que confiou no trabalho e no compromisso de sua gestão, o que tornou possível a execução de uma obra de tamanha importância histórica, turística e preservacionista, além de ser um ambiente de estudos, pois por onde se passa existem poesias de grandes nomes da literatura caxiense.

“A entrega dessa obra representa um sonho transformado em realidade, é a realização de um sonho daquele que ama a sua cidade. Estamos proporcionando ao povo de Caxias, aos visitantes, aos turistas aquilo que nós temos de melhor. Neste momento o povo recebe esse presente com o coração cheio de alegria porque são conhecedores de que, com recursos próprios, nós transformamos os sonhos em realidade. Caxias, a partir de agora, se desenvolve cada vez mais”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“As pessoas agora podem dizer que têm orgulho de Caxias. Com muita criatividade, trabalho, com muita dedicação estamos entregando uma obra que vai ficar para a história! Parabéns Caxias”, disse Paulinho, vice-prefeito de Caxias.

“Estamos entregando mais uma obra, uma obra fantástica, uma obra que foi feita com muito carinho, feita por caxienses, sonhada por um caxiense, Fábio Gentil, colocada no papel pelos engenheiros, enfim, é uma obra fantástica e a população está de parabéns”, disse Murilo Novais, secretário de Infraestrutura de Caxias.

“Caxias estava esquecida, mas, com essa boa administração que o Fábio está fazendo, Caxias volta ao cenário federal. Todos os caxienses sentem orgulho de dizerem que são caxienses. Parabéns ao povo de Caxias”, frisou Zé Gentil, líder político caxiense.

Após os discursos, o Padre Jan conduziu a bênção das instalações do Mirante; em seguida, foi feito o descerramento da placa inaugural e posterior visita das autoridades ao novo cartão postal da cidade.

Ao longo do trajeto pela grande passarela, com mais de 50 metros, é possível ter uma visão do globo terrestre mecânico instalado em cima de um espelho d’água, a bela vista quase panorâmica da cidade, as ruínas do Quartel Balaiada, além da grande área de lazer e as áreas de preservação e conservação.

Um dia memorável, histórico, cheio de significados para o turismo, para a história e para a preservação ambiental em Caxias.

“É uma vitória fazer uma obra de tamanha relevância sem agredir o meio ambiente. É esse o intuito dessa gestão: conservar, preservar e revitalizar, pelo bem da qualidade de vida da população”, disse Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

O Mirante

O Mirante da Balaiada está situado em local estratégico, no Morro do Alecrim, ao lado do Memorial da Balaiada, que também teve a reforma entregue nesse sábado (14) e valoriza o monumento símbolo da Guerra da Balaiada, as ruínas do Quartel da Balaiada, que representam o movimento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX.

“O Mirante vem agregar valores ao que já temos, que é o Memorial da Balaiada e as ruínas do Quartel da Balaiada. Agora as pessoas passarão pelo Memorial e poderão apreciar a parte ecológica, gastronomia, passeio, caminhada”, disse Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“Essa obra tem uma importância gigantesca para Caxias. O Mirante é um ponto turístico, de lazer para a cidade, onde se tem a vista mais bonita de Caxias. Temos gastronomia, história, parque ecológico, é o 3º ponto de soltura de animais do IBAMA no Estado, aqui é um lugar múltiplo”, disse Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

Shows e estrutura

Após a inauguração do Mirante, a Avenida General Sampaio, principal acesso ao Morro Alecrim, foi completamente tomada pela população que prestigiou o momento de festa vivido na cidade. Muitos caxienses disseram que a obra superou todas as expectativas, transformando-se em um local aprazível e familiar, onde os caxienses e turistas terão como opção de sociabilidade.

“Tenho visto que a cidade tem melhorado muito na administração do prefeito Fábio Gentil. Agora todo mundo quer vir pra cá porque tem para onde a gente ir”, disse Gustavo Machado, caxiense.

“Uma obra dessa valoriza a população e os turistas. Gostei muito do Mirante, o prefeito está de parabéns”, disse Francisco Costa, caxiense.

“Caxias é uma cidade muito bonita, as pessoas são muito tranquilas. O Mirante é um lugar muito bonito para o turista e valorização da cultura”, disse Jhony Fernandez, boliviano, residente há dois meses em Caxias.

Dentre os órgãos que garantiram a tranquilidade do público estavam a Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; SAMU; seguranças particulares; Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria adjunta de Transportes, dentre outras.

O público foi brindado com a animação do locutor de rodeios Félix Moreira e com as atrações musicais Cassino Quebec; Garagem Nacional, o cantor Paulo Ricardo e, fechando a noite, a Banda Cavalo de Pau.

“Mais uma vez é um enorme prazer fazer parte desse momento de festa e alegria da população caxiense com a entrega do Mirante da Balaiada”, disse Alex Santos, vocalista da Banda Cavalo de Pau.

“Só tenho a agradecer, fiquei muito honrado com o convite, espero que vocês possam prestigiar, curtir e usufruir as belezas do Mirante da Balaiada”, disse Paulo Ricardo, atração nacional na festa de inauguração do Mirante.

Veja na reportagem:

 

Veja mais fotos:

 

 

 

 

 

 

 

Palavras chaves: ,