O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST\Regional Caxias) deu início ao projeto de sensibilização dos profissionais de saúde do município referente ao “Protocolo de Acidente de Trabalho com Material Biológico”.

O primeiro encontro técnico aconteceu nas dependências do Núcleo de Saúde da UEMA.  O protocolo preconizado pela Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora aborda sobre procedimentos e normas realizados em casos de acidentes com exposição a material biológico.

Após a exposição de alguns dados referentes à efetivação desse protocolo no Município, foram realizados debates sobre alguns pontos relevantes, como notificação, Profilaxia Pós-exposição e Fluxograma de Atendimento, objetivando informar aos trabalhadores os cuidados com a saúde.

“Algumas propostas foram lançadas pelo CEREST para promover o aperfeiçoamento desse protocolo em Caxias, onde os gestores se mostraram bastante envolvidos e dispostos a contribuir, entendendo que essas medidas trariam benefícios não só para quem busca esse tipo de serviço dentro da rede, mas também para quem presta esse serviço”, disse Tarciso Marinelli, enfermeiro do CEREST.

O coordenador do CEREST, Eliel dos Santos, lembrou alguns exemplos de materiais biológicos contaminados, sendo considerado acidente de trabalho aquela situação que decorre à contaminação dentro do ambiente de trabalho e que pode provocar um dano ao trabalhador. Os principais adoecimentos são a transmissão do HIV e de hepatites B e C.

O projeto visa ainda à construção de um plano de atendimento por parte dos gestores, caso ocorram acidentes, assegurando suporte e orientação ao trabalhador.

“Nós estamos fazendo um projeto piloto para as unidades 24 horas, no sentido de implantar esse protocolo, sensibilizando a UPA, HGM, Maternidade Carmosina Coutinho, Hospital Infantil e Hospital Regional Estadual.  Isso terá vários benefícios, além da assistência em saúde prestada ao trabalhador com acolhimento, atendimento, exames laboratoriais e o acompanhamento para se fazer a Profilaxia em casos de acidentes de trabalho, onde ele poderá ser acompanhado pelo CEREST”, relatou Eliel dos Santos.

Se confirmada a infecção, o trabalhador será encaminhado ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) após atendimento nas unidades 24 horas, onde é feita a notificação. Outras sensibilizações acontecerão ao longo do ano, no sentido de prevenir adoecimentos ao trabalhador.

Palavras chaves: , ,