Duas caravanas de Timon e Balsas estiveram em Caxias para conhecerem o modelo de trabalho da Planificação na Atenção Primária à Saúde.  As caravanas conheceram as instalações e o funcionamento da UBS no bairro Baixinha e também do Centro Especializado em Atenção Materno Infantil (CEAMI). Representantes da saúde dos municípios visitantes destacaram que o modelo implantado em Caxias é um exemplo a ser seguido.

“Estamos levando a Balsas informações de grande importância. São experiências exitosas como esta de Caxias que nos motiva a tentar implantar o mesmo procedimento em nossa região. Caxias está de parabéns com esse novo modelo de atenção à saúde; me chamou muita atenção a organização, a ausência de filas, a higiene, o conhecimento e atendimento de cada profissional com os usuários do sistema”, ressaltou Erina Sousa, secretária adjunta de Saúde de Balsas.

 “Nós estamos implantando a Planificação na região de Timon; aqui em Caxias é a nossa referência. Estamos com nossa equipe aqui para levar esta experiência. Eles são muito organizados, a estrutura física é muito boa, e é isso que queremos também para nossos usuários”, frisou Leonardo Rocha, assessor técnico do secretário de Saúde de Timon.

Também foi realizada uma tutoria no anexo de saúde do CESC/UEMA com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Secretaria de Estado da Saúde, representada pela coordenadora estadual da Planificação, Patrícia Veras, que explicou como as oficinas foram realizadas.

“O especial dessa tutoria do mês de abril é a oficina de segurança do paciente, onde está envolvida tanto a atenção primária dos municípios da região, como também profissionais das maternidades de Coelho Neto, de Caxias e CEAMI. Aqui acontece a formação desses núcleos de segurança do paciente dentro dessas unidades de saúde”, destacou Patrícia Veras, coordenadora estadual da Planificação.

A coordenadora falou ainda que a Planificação, na região como um todo, está caminhando muito bem e que foram realizados os monitoramentos no CEAMI, comprovando-se cada vez mais que os pontos de atenção estão articulados.

No mês de maio, será realizada a oficina de tutoria na Maternidade Carmosina Coutinho, objetivando o fortalecimento da rede materno-infantil na região.

Veja na reportagem:

 

 

 

Palavras chaves: ,