O 2º Ciclo de Palestras em alusão ao mês de conscientização do Autismo reuniu professores, pais de crianças autistas e profissionais de saúde.

O evento foi organizado e realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) nessa quinta-feira, 19 de abril, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“No município de Caxias estima-se que 1% da população possa ter essa condição, mas nos serviços de saúde a demanda ainda é pequena diante da estatística. No CAPS nós temos 48 pessoas com Autismo”, afirmou Conceição Moura, coordenadora do CAPS IJ.

A importância da Terapia Ocupacional e estratégias de inclusão escolar para pessoas com Autismo por meio da assistência Neuropsicopedagógica foram alguns temas abordados pelas palestrantes.

“Ela pode está intervindo com atividades cognitivas, sensoriais, motoras, tudo em benefício da criança, para que ela possa ter o máximo de autonomia e independência nas suas atividades”, explicou Dyener Moura, terapeuta ocupacional.

“Eu avalio quais são as habilidades que ela tem em potencial, quais as habilidades que ela tem em defasagem, esse é o meu ponto de partida para traçar o planejamento”, esclareceu Najira Dany, neuropsicopedagoga.

Profissionais da saúde e educação tiveram a oportunidade de entrar em contato com métodos e técnicas capazes de possibilitar a estimulação da autonomia das crianças, adolescentes e adultos autistas.

“O que nós estamos aprendendo sobre Autismo hoje pode servir para outras deficiências, então é bastante importante, bastante produtivo”, disse Técia Andrade, enfermeira.

“Hoje em dia nós temos diversos meios de fazer com que as crianças com Autismo aprendam”, ressaltou Ana Felícia, professora do C.E.I Nossa Senhora da Assunção, no bairro Nova Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

 

Palavras chaves: , ,