A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social levou ao povoado Alecrim, no 2º Distrito de Caxias, a 2ª edição da Caravana Social na manhã desse sábado (28).

“Nós queremos chegar mais próximo da população, ouvir a população, além dos serviços sociais que nós estamos fazendo”, explicou o prof. Chiquinho, secretário adjunto de Assistência Social.

Dezenas de famílias de aproximadamente 10 povoados vizinhos tiveram acesso aos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), brincadeiras, orientações sobre higiene bucal, atualização do cadastro do Bolsa Família e orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Essa ação visa contemplar esses povoados que, embora cobertos pelo CRAS, é difícil o acesso para essas famílias. Essa ação visa realmente integrar e aproximar mais a população desse serviço”, explicou Ideni Marinele, psicóloga da Assistência Social.

“O nosso trabalho é voltado para as crianças de 2 e 3 anos de idade que estão assistidas pelos CRAS. Nós fazemos esse trabalho com a nossa bandinha, a musicalteca, dando informações sobre higiene bucal”, ressaltou Lucileia Tavares, coordenadora das brinquedotecas.

“Eu vim tirar os documentos dos meus filhos, identidade e CPF”, disse Cleane Alves, do povoado Morada Nova.

“A gente aproveita pra evitar de ir pra Caxias. Eu vim colocar o outro menino no meu cadastro”, frisou Iranilde dos Santos, do povoado Boca da Mata.

Os adolescentes da comunidade tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a capoeira, um projeto social que atende mais de 200 pessoas na zona rural de Caxias.

“Nós temos o projeto que já está estendido na zona rural há mais de 10 anos, que é o projeto Capoeira no Campo, juntamente com o Abadá Capoeira. No Brejinho nós atendemos toda aquela região de Sussuarana, Descanso, Cupins, Buriti do Meio, Buriti Doce, todo aquele pessoal”, pontua a professora Espoleta, do projeto Capoeira no Campo.

O vice-prefeito Paulinho, que representou o prefeito Fábio Gentil, ressaltou a importância da aproximação do poder público com a sociedade. “O poder público desloca uma parte da sua estrutura pra atender essas comunidades, prestando serviços para que essas pessoas não precisem se deslocar até a cidade. O poder público vem e presta serviços que facilitam a vida do cidadão”.

Confira mais fotos:

Confira na reportagem: