A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início no dia 23 de abril e segue até o dia 01 de junho. Em Caxias, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Maternidade Carmosina Coutinho estão disponíveis para a vacinação. O dia “D” será realizado em 12 de maio no Brasil inteiro.

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde é de crianças de 6 meses a menores de 05 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada e mulheres até 45 dias após o parto. O maior grupo é o de idosos a partir de 60 anos.

“Acho bem importante porque a gente se sente protegida. Assim como eu, todas as pessoas que podem deveriam procurar se vacinar”, disse Minelvina, que se vacinou na UBS do bairro Cangalheiro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Fernanda Batista, falou sobre os êxitos da Campanha em Caxias. No ano de 2017, a adesão pela população foi de 95% e foram vacinadas 33 mil pessoas.

Este ano a meta é maior, sendo o público-alvo de 36.551 pessoas, com previsão de que pelo menos 90% da população seja imunizada. A coordenadora destacou ainda que não haverá prorrogação da Campanha.

“Esse ano não terá a prorrogação da Campanha, mas nós teremos o dia D, onde no Brasil todas as unidades de saúde estarão atendendo dia 12 de maio, de 08h às 17h, exatamente para aquela população que não consegue ir à unidade de saúde durante a semana”, explicou Fernanda Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias.

A vacina é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo a H1N1 e a H3N2.

Confira na reportagem:

 

Palavras chaves: , ,