A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e da Economia Solidária realizou uma grande festa para o trabalhador caxiense na manhã dessa terça-feira (01) na Praça do Pantheon.

A solenidade de hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Maranhão e de Caxias foi realizada em frente à prefeitura de Caxias e contou com as presenças do prefeito Fábio Gentil, vereadores, o secretariado, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Guarda Municipal e a sociedade em geral.

Ao som da Banda Lira Municipal todos entoaram o Hino Nacional e o Hino de Caxias. Em seu discurso, o prefeito Fábio Gentil destacou os avanços conseguidos nos últimos 1 ano e 4 meses de gestão e reforçou o compromisso de continuar trabalhando em benefício da população caxiense, a quem agradeceu o apoio.

“Parabéns a todos os trabalhadores, caxienses e não caxienses. Somos gratos pelo trabalho de cada um de vocês! Nossa valorização ao funcionalismo público municipal é prioridade e, além da isonomia salarial, é a manutenção dessa folha de pagamento em dia, mas do que em dia, antecipada. Décimo terceiro em conta e a garantia da estabilidade financeira para aqueles que amam e são apaixonados pelo município de Caxias. Muito obrigado, trabalhador!”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“É nosso dever prestigiar quem trabalha, quem respeita a Constituição e as leis do nosso país. Caxias está de parabéns por prestigiar essa classe trabalhadora!”, disse Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

Somente nos primeiros 4 meses de 2018, a Secretaria do Trabalho já intermediou mais de 80 empregos diretos no comércio local, disse o secretário Fause Simão, que parabenizou a todos os trabalhadores do Município.

“Desejar um êxito completo àquele que labuta, àquele que tá dia a dia no seu trabalho para sustentar sua família, ter uma vida de qualidade. Nós não poderíamos deixar de destacar a administração do prefeito, temos 86 novos empregados no mercado de trabalho graças à autoestima e desenvoltura que Caxias alcançou”, afirmou Fause Simão, secretário do Trabalho e da Economia Solidária.

Após a solenidade foi realizada a Corrida do Trabalhador, nas categorias profissional, amador e idosos, com premiação para 1º, 2º e 3º lugares nas três categorias.

“Que a gente comemore esse dia! próximo ano, com fé em Deus, estaremos aqui de volta”, disse o atleta Josimar da Conceição, 1º lugar na categoria profissional.

Em seguida, foi a vez do sorteio de dezenas de prêmios para a população, dentre eles ferro de passar, máquina de lavar, TVs LD, bicicletas e uma geladeira. As ganhadoras Ilmara Cristina e Maria Rosa agradeceram pelas premiações.

“Um evento desse aí traz muitos benefícios para a nossa cidade. Só agradecer à Secretaria do Trabalho e ao prefeito Fábio Gentil”, frisou Ilmara Cristina, que ganhou um ventilador.

“Foi demais porque eu não tinha geladeira. Estou feliz, muito obrigada!”, disse Maria Rosa, ganhadora.

O Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado em todo o mundo no dia 1º de maio e faz alusão às reivindicações da redução do tempo de trabalho no fim do século XIX. Ao longo dos anos a data passou a simbolizar o momento em que empresas e empregados refletem sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras do trabalho. A data também rende homenagem às lutas dos trabalhadores por melhores condições trabalhistas.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi reconhecido a partir de 1925, através do decreto assinado por Arthur Bernardes. Em seguida, a criação da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) instituída pelo Decreto-Lei nº 5.452 em 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, deu garantias importantes aos trabalhadores.

Confira na reportagem:

Confira mais fotos: