Com objetivo de homenagear os colaboradores que, de domingo a domingo, desenvolvem o trabalho de promover qualidade de vida para a população caxiense por meio de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, o SAAE Caxias promoveu uma semana de atividades educativas e de saúde.

No primeiro dia de programação, os colaboradores da Autarquia participaram de uma palestra educativa sobre lesões, doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, que podem ocorrer durante a atividade laboral, promovida pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias (CEREST).

Para a terapeuta ocupacional do CEREST Caxias, Dyener Moura, é importante tomar medidas preventivas para que esse trabalhador não tenha lesões e doenças ocupacionais. “Temos essa parceria com o SAAE e estamos aqui para expor a temática de acidentes de trabalho e algumas medidas preventivas, como as posturas que os trabalhadores devem adotar para evitar as lesões. São medidas como pausas no ambiente de trabalho, evitar a jornada dupla para não sobrecarregar a musculatura, além de cuidar da parte psicológica e assim, garantir o equilíbrio”.

“Prevenção e combate a incêndios” foi o tema da palestra promovida pelo 5º BBM/Caxias, durante a Semana do Trabalhador do SAAE, no qual os colaboradores acompanharam a simulação de combate a incêndios provocados por vazamento de gás de cozinha e materiais inflamáveis.

“Esse tipo de ação é de suma importância, pois com a prevenção nós podemos atingir de forma mais efetiva o maior número de pessoas possíveis e evitar acidentes e incêndios demonstrados aqui no SAAE. A nossa participação também demonstra que o Corpo de Bombeiros é parceiro da sociedade e está à disposição para contribuir de forma mais educativa por meio de instruções e palestras técnicas”, explicou o tenente do 5º BBM Caxias, Lanak.

Os colaboradores do SAAE também receberam informações de saúde preventiva sobre doenças silenciosas e saúde bucal.

Para a enfermeira Camila Varonil, da UBS Vila São José, que participou da programação, esse tipo de ação é importante para conversar e orientar as pessoas sobre a prevenção. “O corpo da gente é uma máquina e precisa de manutenção. E ele dá sinais que precisam ser interpretados no momento certo, antes da gente adoecer. E são ações pequenas de educação que ajudam as pessoas a tomarem a iniciativa de cuidar da saúde, fazendo consultas e exames de rotina, cuidando do corpo para prevenir as doenças”.

A Semana do Trabalhador é mais uma das prioridades da nova gestão do SAAE Caxias de valorização das pessoas.

“O SAAE, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem o compromisso de cuidar do servidor público. Trabalhamos com atividades complexas que utilizam produtos químicos e atividades em altura e, para desempenhar um bom serviço, a nossa equipe precisa estar equipada e motivada. Essa semana do trabalhador trouxe diversas palestras e ações de saúde para que a empresa possa dar o melhor resultado para a sociedade, de forma saudável e sustentável”, enfatizou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Para o operador de máquinas do SAAE, Evandro Santos, é importante receber informações que ajudam a cuidar do nosso corpo. “Essas atividades deixam a gente com mais vontade de trabalhar. Eu gosto dessa equipe e sou muito feliz de fazer parte do SAAE. Eu sou motorista da retroescavadeira e estou à frente de cada trabalho, seja retirada de vazamento, extensão de rede, a máquina é a primeira que chega para começar o trabalho da equipe”.

As atividades da Semana do Trabalhador 2018 do SAAE Caxias terminam neste sábado (12), com uma programação de esporte e lazer que será realizada no SESI.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,