Caxias recebeu na noite desse sábado (12) o Musical João do Vale “O Gênio Improvável”.

Pensado e montado visando às comemorações dos 200 anos do Teatro Arthur Azevedo, celebrado em 01 de junho de 2017, o sucesso do musical fez render uma turnê que percorre os caminhos traçados na canção “De Teresina à São Luís”, composta por João do Vale.

“O João do Vale é o maior compositor da história do Maranhão. O cara que saiu de Pedreiras com 16 anos, foi pra Teresina, foi pra Fortaleza, foi pra Bahia, foi pro Rio de Janeiro, fez fama nacional e internacional, conviveu com as maiores estrelas da música brasileira, se tornou uma grande estrela da música brasileira. A gente queria fazer uma homenagem ao Teatro Arthur Azevedo também, que completava 200 anos, aí tivemos a ideia de montar o espetáculo para comemorar os 200 anos do Teatro”, explica Celso Brandão, idealizador do musical e diretor do Teatro Arthur Azevedo.

A “Princesa do Sertão” é a 1ª cidade do interior do Estado a receber o projeto do Governo do Maranhão, que foi realizado em Caxias graças à parceria com a Prefeitura Municipal.

“Nosly, César Nascimento e agora João do Vale. Na verdade, nós temos uma sequência de eventos. Graças a Deus, Caxias tem sido agraciada com grandes cantores, grandes compositores”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Em duas horas de espetáculo, além de depoimentos de grandes nomes da música brasileira sobre o maior nome da música maranhense no século XX, os caxienses acompanharam uma grande apresentação que contou a história de João do Vale, nascido no ano de 1934, em Pedreiras\MA, por meio da música e de performances teatrais, desde a saída de Pedreiras aos 16 anos; a passagem pelo Ceará, Bahia e Rio de Janeiro; o encontro com grandes nomes da música; as apresentações no rádio e até mesmo fora do Brasil, nos EUA, além do enfrentamento à Ditadura Militar.

Músicas como: Estrela Miúda, Opinião e Carcará deram o tom do musical que prendeu a atenção dos espectadores.

“Não há dúvidas que Caxias foi presenteada com esse grande espetáculo. Caxias hoje está de parabéns. Eu posso dizer que é espetacular”, disse Neudson Castelo Branco, professor.

É um grande maranhense cantado por vários nomes nacionais, um grande poeta. A gente tem que valorizar a cultura maranhense. Nós temos o maior prazer em receber em nossa cidade um espetáculo dessa qualidade”, ressaltou Leonílda Barros, professora.

A temporada intitulada “De Teresina a São Luís”, agora segue para Codó, Coroatá, Pedreiras e a capital São Luís, além de mais 10 capitais brasileiras.

Vicente Melo, o protagonista do espetáculo, destacou a dedicação da sua equipe para levar o melhor aos espectadores. “Foi um estudo muito aprofundado, muita leitura, assistir muito vídeo. Foram 8 meses de preparação para que chegasse a esse Estado maravilhoso que, acredito, foi bem recebido em Caxias”.

Confira mais fotos:

Veja na reportagem: