A Campanha Maio Laranja teve seu ponto alto na manhã dessa sexta-feira (18) em Caxias, com uma caminhada realizada por crianças, pais e mães, professores, coordenadores, gestores escolares, além dos mobilizadores e a sociedade em geral.

A concentração foi na Praça do Ipem, no bairro Seriema, e contou com mais de 10 escolas participantes, dentre elas: Gentilzinho, Instituto Maciel, Antenor Viana e Professora Maria Benedita.

Por volta das 08h, todos saíram em caminhada pela Avenida Santos Dumont. Faixas e cartazes de frases e informações sobre como denunciar casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, por meio do disk 100, foram expostos.

Ao mesmo tempo, os mobilizadores da campanha em um carro de som também emitiam informações e alertavam as pessoas que residem ao longo da Avenida sobre a importância de se redobrar os cuidados com as crianças, a fim de protegê-las contra pessoas que tentem violar sua intimidade.

“É um dia muito importante! Nós temos que conscientizar a sociedade, principalmente os pais. Isso é um crime, tem que denunciar. A gente trabalha o ano todo na nossa escola fazendo palestras, conversando com os pais. Hoje é apenas uma caminhada para motivar as pessoas a terem mais cuidado, mas o nosso trabalho acontece o ano todo”, disse Ana Lúcia, C.E.I Professora Maria Benedita, do Residencial Eugênio Coutinho.

“A importância desse evento é justamente para sair dos muros da escola, para que a sociedade fique mais alerta, fique atenta às suas crianças, porque o perigo pode estar dentro de casa. Reunidos, fazendo essa mobilização, nós podemos fazer mais alertas para que esse mal seja combatido”, destacou Hortência Coelho, coordenadora da escola Eva Silva Magalhães.

“É importante cuidar do filho, prestar bastante atenção, porque as vezes a violência está dentro da nossa casa. Você tem sempre que prestar atenção se as crianças estão caladas demais ou agressivas”, disse Taciana Paula, mãe de criança.

“O que a gente está vendo hoje na televisão é de assustar, então temos que cuidar das nossas crianças”, disse dona Graci Dias, avó.

Em todo país o dia 18 de maio foi lembrado como o dia “D” do Maio Laranja, em alusão ao caso que ficou famoso no Brasil, ainda sem solução, da menina Araceli Cabrera Crespo que, aos 08 anos de idade, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. O desaparecimento de Araceli completa 45 anos nesta sexta-feira (18). O fato instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças. Polícia, suspeitos e familiares se depararam com diversas versões do crime, que permanece sem nenhuma solução. O processo, depois do julgamento e absolvição dos acusados, foi arquivado pela Justiça.

Depois de ser morta, o corpo de Araceli foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo à uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer. Embora permaneça um mistério, são muitas as especulações e suspeitas levantadas à época. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir de 2000.

Em Caxias a Campanha Maio Laranja começou na Feirinha da Gente, no último domingo (13). Passou por hospitais municipais, ruas da cidade, Mercado Central, dentre outros locais, cujo objetivo foi despertar a conscientização da sociedade de que é importante cuidar e proteger as crianças e adolescentes conta o abuso e a exploração sexual.

Palavras chaves: ,