A Audiência Pública realizada no Memorial da Balaiada nessa segunda-feira (21) tratou sobre o tombamento individual dos imóveis históricos da cidade de Caxias.

Realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, e a Promotoria do Patrimônio Histórico, a audiência reuniu pesquisadores, integrantes de associações, professores e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Caxias.

A Audiência centrou-se sobre dois pontos principais: Conscientizar a população local acerca da responsabilidade social de preservação da área retormencionada e, também, conhecer, através dos representantes de órgãos públicos, quais as políticas públicas que serão realizadas para a promoção da preservação.

“A sociedade só tem a ganhar. O governo Fábio Gentil é aberto ao diálogo e tem estreitado essa parceria entre o Ministério Público e a sociedade civil organizada para que, de fato, a gente possa avançar as políticas dos anseios populares”, destacou Antonione Santos (Torneirinho), coordenador do Parque Balneário Veneza.

Estamos aqui procurando conscientizar a sociedade sobre a importância histórica da cidade de Caxias, fazendo com que as pessoas, conhecendo mais a sua história, possam criar a consciência da preservação, pois a preservação é responsabilidade de todos. O Ministério Público tem batalhado pelo tombamento individual dos prédios de forma individualizada, começando pelo Morro do Alecrim: as Ruínas da Balaiada, o Memorial, todo o entorno, dentre outras. Vai significar maior proteção do poder público a esse acervo histórico que temos aqui no Morro do Alecrim”, destacou Vicente Gildásio, promotor público.

Durante os debates, foram apontadas outras melhorias que podem ser implementadas para a valorização do Patrimônio Histórico material e imaterial da “Princesa do Sertão”, como a valorização da música, literatura, da poesia, enfim, da vasta produção cultural local, para incentivar o turismo e reforçar a identidade do município.

“O poder público, a promotoria e a sociedade civil participando mostra a importância de Caxias, de se entender que Patrimônio Histórico e Desenvolvimento não são incompatíveis. A cidade pode congregar a história e o desenvolvimento econômico, prova disso é a revitalização do Mirante. Temos muitos prédios históricos e muitas pessoas não têm essa conscientização do quanto eles são valorosos para a história da cidade e o quanto, através da valorização, nós podemos atrair turistas. Nós podemos fazer um casamento maravilhoso entre história e desenvolvimento econômico”, explicou Jordânia Pessoa, membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.

“Quando o poder público ouve a sociedade é importante. A sociedade faz parte do Patrimônio Histórico”, disse Ezíquio Neto, presidente da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico Caxiense.

Para o coordenador municipal do Patrimônio Histórico, Wybson Carvalho, a abertura do diálogo entre o poder público e a cidade tende a contribuir ainda mais com a valorização da história de Caxias.

“Caxias vive um momento moderno. Momento no qual o poder público senta-se a uma mesa de trabalho com a sociedade civil organizada, com o objetivo de elaborar e articular políticas públicas que satisfaçam os anseios do povo. E, sumariamente, o Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de um povo pertence a ele, ele é quem tem que discutir com o poder público. Nós temos, na pessoa do senhor Fábio Gentil, um homem que está aberto a essa nova postura de administração pública”, afirmou Wybson Carvalho, coordenador municipal do Patrimônio Histórico.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: