A capacitação dos cadastradores e digitadores do Programa Bolsa Família ocorreu no auditório do Memorial da Balaiada no Morro do Alecrim, na manhã dessa terça-feira (22).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está oferecendo o aprimoramento pela primeira vez desde a criação do Programa no Município.

“Hoje o Cadastro Único baliza todas as informações dos programas sociais que existem em Caxias. Essa formação é importante porque nós precisamos que esses cadastradores, além de receberem bem, tenham condições técnicas para preenchimento do cadastro. Essa formação era oferecida antes só para um ou outro profissional, mas nós resolvemos formar todos, para que eles repassem informações com mais propriedade”, explicou Prof. Chiquinho, secretário adjunto da SMADS.

O preenchimento correto das informações dos usuários do Cadastro Único do governo federal é o principal objetivo do treinamento. Ao todo, 50 profissionais participaram da capacitação.

“Essa capacitação objetiva orientar as pessoas que trabalham nos CRAS e no próprio Bolsa Família sobre a importância do cadastro bem feito para que o beneficiário seja melhor atendido”, disse Inês Torres, coordenadora do Bolsa Família.

“O objetivo de estarmos aqui é para aprendermos a fazer o cadastro. As pessoas que passam pelo cadastro são aquelas que têm até três salários mínimos. O Cadastro Único é a porta de entrada para os programas sociais do governo federal”, explicou Irlene Ribeiro, instrutora.

A ideia é uniformizar a coleta de informações, tanto por meio dos profissionais que atuam na zona urbana, quanto na zona rural.

“Ajuda no sentido de preparar melhor o formulário, com mais autonomia, vendo os detalhes. Esse cadastramento é muito bom, tanto para quem não obteve nenhuma informação, como para os que já atuam no Bolsa Família”, disse Mayara Sousa, assistente social do CRAS Nazaré do Bruno.

“É de suma importância essa capacitação, prepara mais os funcionários no atendimento. Acredito que o cadastro será melhor preenchido porque, a partir daqui, teremos mais conhecimentos”, frisou Raimunda Barros, auxiliar administrativa do CRAS do Itapecuruzinho.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,