A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude realiza nessa sexta-feira (25) a XVI Feira Municipal de Literatura.

O evento também contará com o apoio da ASLEAMA, IHGC, PROLER e da Academia Caxiense de Letras (ACL).

Para as reuniões que discutiram a programação a ser realizada, representantes da gestão municipal estiveram presentes, dentre eles: a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno; o secretário de Cultura, Arthur Quirino; o secretário adjunto de Cultura, Marcos Bonfim; o secretário adjunto de Turismo, Fernando Santos; o vice-presidente da Academia Caxiense de Letras, Renato Menezes, e a gestora de Memória e Cultura da SEMECT, Francigelda Ribeiro.

Este ano o homenageado é o escritor caxiense Wilson Marques. Sua obra está centrada na tradição oral, lendas, fábulas e mitos, além de recontar acontecimentos históricos relacionados ao Estado do Maranhão, atualizando fatos e narrando episódios em uma linguagem convidativa e agradável, que alcança todas as idades.

A Feira será no dia 25 de maio, às 17h, no Mirante da Balaiada, onde Wilson Marques proferirá uma palestra e, em seguida, fará uma sessão de autógrafos. A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, destacou que com as parcerias, o evento passa a chamar-se de Feira de Literatura, Cultura e Turismo.

“Esse ano estamos homenageando um grande escritor caxiense, Wilson Marques. A Feira deixou de ser apenas de literatura infanto-juvenil para Feira de Literatura, Cultura e Turismo.  A partir de agora, nós estaremos em parceira com a Secretaria Cultura, ASLEAMA, ACL e muitos outros órgãos que resolveram está conosco”, disse a secretária.

“Esse é um evento importante para Caxias, pois essa Feira vem com intuito de perpetuar Caxias como uma cidade polo, investindo em educação, cultura e enaltecendo nomes de escritores da terra”, disse Francigelda Ribeiro.

Em 2014, o escritor Wilson Marques foi patrono da Feira do Livro de São Luís, em sua oitava edição. Sua primeira narrativa, Touchê em uma aventura pela Cidade dos Azulejos, veio a público em 1998.

A obra, que tem como palco a capital maranhense, teve excelente aceitação, fato que impulsionou os personagens Rafael e Touchê a percorrerem novos horizontes, protagonizando outras aventuras, como: Touchê em uma aventura em noite de São João, de 1999; Touchê e o segredo da serpente encantada, de 2005; Touchê e Rafa em a invasão francesa e a fundação de São Luís, de 2007; Touchê em a Revolta de Beckman e nos tempos de Pombal, de 2008 e Touchê e Rafa em Balaiada, a revolta, de 2012. Atualmente, essas seis narrativas estão publicadas em um kit com o título “Passeios pela história e cultura do Maranhão”.

Vale a pena destacar outras obras, tais como: Arte e manhas do Jabuti e Criações-Mitos Tenetehara, lançadas em 2017, que foram inseridas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) no catálogo da Feira do Livro Internacional de Bolonha (Itália).

A publicação reúne algumas das obras mais significativas publicadas no país a cada ano no segmento infantil e infanto-juvenil, a fim de serem divulgadas durante o evento.

Palavras chaves: ,