Técnicos e consultores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão estiveram em Caxias para mais uma tutoria da Planificação.

Durante os três dias de trabalho, foram realizadas várias ações dentre elas a apresentação do plano de ação, elaboração das novas propostas, discussão sobre o painel de indicadores (registro, monitoramento e avaliação), agregando uma leitura do registro coletivo (APS e CEAMI), além das oficinas de Saúde Bucal.

As atividades contaram com a participação dos gestores e profissionais de saúde dos municípios da região de Caxias, Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Buriti, Afonso Cunha e Duque Bacelar.

“Com relação à mortalidade materna e infantil, temos números que evidenciam a melhoria, onde a linha de cuidados é a prevenção. É importante salientar que Caxias já está com a Planificação da Saúde Bucal”, disse Joelma Veras, superintendente da Atenção Primária do Estado.

Aqui nós monitoramos os atendimentos do CEAMI, onde tem objetivos não só assistencial, mas também educacional, de supervisão e de pesquisa. Já estamos com mais de 60% de cumprimento das ações relacionadas aos objetivos; a região de Caxias tem se destacado”, disse Priscila Rabelo, consultora do CONASS.

Na programação foi dado o cumprimento a mais uma etapa, que é o Monitoramento Cruzado, onde numa Unidade Básica de Saúde verificou-se os processos da Atenção Primária e especializada no manejo das gestantes de alto risco, checando o acesso delas a todos os exames laboratoriais, consultas especializadas, além da vinculação com a Maternidade.

A secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, lembrou que a Planificação continua dando certo, fazendo com que Caxias recebesse importantes premiações.

“Somos espelho para outros estados, inclusive o Piauí virá conhecer. Esse trabalho é feito para os caxienses que usufruem desse trabalho”, destacou a secretária.

Os resultados da Planificação em Caxias são positivos. Em outubro de 2017 a abril deste ano foi registrado mortalidade materna zero e, em abril deste ano, mortalidade neonatal zero.

 

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,