Durante dois dias, foi realizada nas dependências de um hotel em São Luís a IV Oficina da Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em pó-NUTRISUS.

O público foi composto por nutricionistas e técnicos da saúde e educação dos municípios contemplados com o Programa NUTRISUS.  A saúde de Caxias foi representada no evento pelas nutricionistas Kamila Sousa, do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, e Alexandra Waquim, do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Participar de oficinas assim nos traz a possibilidade de acessar de forma mais concreta as regras do Programa, fazendo com que possamos trabalhar de forma mais integrada com o nosso público alvo”, disse Kamila Sousa, nutricionista do PSE/Saúde.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde, Sueli Ismael, o NUTRISUS é intersetorial, reunindo educação e saúde, alinhando informações e reduzindo as carências nutricionais especificas e, em especial, no Maranhão.

“Estamos apresentando o novo sistema de informação lançado pelo Ministério da Saúde e o NUTRISUS, inserido na alimentação escolar da criança. Então, diante das experiências de cada município, a gente vê a possibilidade de implantar cada vez melhor essa estratégia”, concluiu Sueli.

“É importante esse link com a escola e a saúde através do PSE. Como no Maranhão a adesão é de 100% dos municípios, é necessário que a saúde domine a correta gestão do Programa, alinhando isso com a gestão da educação e, também, com as ações do PSE, que tem como pontos principais a alimentação saudável e o combate à obesidade”, lembra Jeferson Ferreira, coordenador estadual do PSE.

A secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, reforça o apoio da atual gestão para a capacitação do funcionalismo público.

“Prontamente nós enviamos nossos profissionais nutricionistas do PSE para a participação na oficina. Com certeza, eles retornam a Caxias com uma gama de conhecimentos importantes ao desenvolvimento do trabalho”, disse Socorro Melo.

Palavras chaves: ,