Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Baixinha, alunos, professores e a gestão da Escola Santa Catarina de Labouré, além de residentes de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão e universitários da área da saúde, saíram em caminhada pelas ruas do bairro na manhã dessa sexta-feira (25).

O objetivo foi divulgar ações do Projeto Vida, que é desenvolvido na UBS Baixinha há dois meses e orienta as futuras mães sobre a importância de um bom pré-natal, como também os cuidados com crianças menores de dois anos.

“O objetivo é que a comunidade desperte e queira, junto com nossa equipe, compartilhar o cuidado com as gestantes e, principalmente, com crianças menores de dois anos. A puericultura é o acompanhamento do desenvolvimento da criança de maneira regular. Trabalhamos na prevenção de uma forma contínua”, explica Marisa Costa, enfermeira.

“É de muita importância o pré-natal. Aqui nós temos todas as vacinas e todos os cuidados. Vemos a qualidade deste trabalho da UBS e o suporte à escola. A gente sabe que para uma qualidade de vida na fase adulta é necessário começar desde os primeiros dias de gestação”, disse Tatiana Bezerra, gestora da Escola Santa Catarina de Labouré.

“O Projeto Vida só vem a favorecer a comunidade. Nós tínhamos muitos problemas nessa questão, mas esse projeto vem a diminuir essa taxa de mortalidade”, disse Raimundo Prado, morador da Baixinha.

“O desfecho de um pré-natal e de um parto seguro se dá quando a equipe de Saúde da Família tem poder de cuidar da gestante. Mas essa gestante, junto com sua família e sua comunidade, tem essa responsabilidade”, reforça Amanda Costa, coordenadora da Política de Saúde das Mulheres.

“Todas as gestantes têm acesso ao consultório odontológico pra fazer a primeira consulta de avaliação. Nós sabemos que as condições de Saúde Bucal são relevantes para a qualidade da vida da gestante. A Saúde Bucal é muito importante para evitar aborto e parto prematuro”, lembra Joana Carla, cirurgiã dentista.

“São estratégias para orientar as mães e a comunidade; todos juntos para a redução da mortalidade infantil. Temos tido resultado. Uma das estratégias foi o projeto Mamãe e Eu, que são cinco oficinas para capacitar a mãe no período do pré-natal, desde a sintomatologia fisiológica da mãe até a hora do parto e pós-parto”, frisa Yasmine Maria, residente de Enfermagem.

Durante a caminhada foram destacados os avanços na saúde de Caxias, que de outubro de 2017 a abril de 2018 registrou zero mortes materna e, no mês de abril de 2018, também registrou zero mortes materna e neonatal na Maternidade Carmosina Coutinho, dando mais segurança e qualidade no atendimento para todas as mulheres que escolhem ter seus filhos no Município. As ações do Projeto Vida também estão dentro da Planificação, da qual a UBS da Baixinha já faz parte e é uma referência em Caxias.

“O posto da Baixinha está preparado. Estão todos aqui nesta causa para poder fazer o melhor para as mães”, lembra Marcos Bezerra, pastor.

“A Coordenação de Saúde da Criança tem como função resgatar a puericultura no Município, visando diminuir o número de mortalidade. Mesmo fazendo um bom pré-natal, a gente tem esse cuidado continuado após o nascimento”, destaca Mayara Maceli, coordenadora do Programa de Saúde da Criança.

A secretária de Saúde, Socorro Melo, falou sobre a importância da sensibilização junto à comunidade.  “Nós rompemos o ambiente interno da UBS e viemos às ruas trazer esta mensagem à população. Eles serão os multiplicadores das informações sobre os cuidados com as gestantes, contribuindo para que possamos continuar reduzindo a mortalidade materna e infantil, como mostraram os últimos números alcançados”.

 

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,