Criado em 1997, o Memorial da Balaiada abriga uma sala de exposição permanente com um acervo eclético de caráter histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local.

Considerado um museu escola, o Memorial da Balaiada, no Morro do Alecrim, passou por reformas em 2018, que foi entregue à população no dia 14 de abril de 2018 junto com a inauguração do Mirante da Balaiada.

Geralmente o Memorial recebeu uma média de visitantes que varia entre 17 e 18 mil pessoas durante o ano. Mas, desde que o Mirante da Balaiada foi inaugurado ao lado do Memorial, o número de visitas cresceu vigorosamente, ultrapassando as 20 mil pessoas em pouco mais de 15 dias, numero recorde.

“O Memorial continua com o público intenso. No final do ano passado contabilizamos a visita de 18 mil pessoas por ano. Agora, em menos de um mês, 15 dias, eu tenho 20 mil pessoas. É um intenso trabalho realizado pela equipe que trabalha no Memorial da Balaiada, que trabalha no Complexo Cultural Balaiada”, confirma Mercilene Torres, coordenadora do Memorial da Balaiada.

Além de alunos de escolas públicas e privadas, o local voltou a receber a visita de caxienses, que há alguns anos não adentravam ao Memorial ou haviam parado para passear no Morro do Alecrim.

“Temos recebido pessoas que há muito tempo não vinham aqui. Muitas pessoas vêm ao Mirante e aproveitam para adentrar ao Memorial da Balaiada. O número de visitas das escolas também aumentou, tanto as escolas daqui, como escolas de fora”, diz Dalva Maciel, professora (monitora).

Alunos e professores da Escola Pequeno Polegar de Codó, estiveram em Caxias especialmente para conhecerem a história da Guerra da Balaiada.

“Nós estamos aqui para conhecer a história da Balaiada com o nosso professor de Literatura, porque nossas cidades têm essa ligação. Nosso objetivo foi aprender um pouco mais sobre a nossa história”, destaca Ítalo Gabriel, aluno da Escola Pequeno Polegar.

“O motivo que nos traz aqui é a questão da consciência, a questão cultural, a questão do conhecimento que precisamos ter sobre o contexto histórico para que possamos construir nossa identidade. É importante, porque para que possamos ser notados na questão social. A gente precisa buscar essas informações”, explica Rafael Serra, professor de Literatura da Escola Pequeno Polegar.

Dona Aldelice Francisca levou a filha ao Memorial durante a preparação para o Concurso Público da Prefeitura de Caxias para que ela tivesse a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história local, a fim de conseguir um bom desempenho na 2ª etapa das provas que ocorreram neste domingo (27).

“Eu queria que ela tivesse um pouco mais de conhecimento sobre a nossa cidade. Moro aqui e sou apaixonada por Caxias. Eu já visitei umas cinco vezes, e o Mirante da Balaiada, esta grande obra, faz a gente vir mais vezes ao Mirante”, destaca a mãe.

Neste domingo (27) o Mirante recebeu quase 1.000 (mil) pessoas somente durante o turno matutino. Muitas pessoas que vieram acompanhando os candidatos que participaram do concurso aproveitaram e prestigiaram as belezas do Mirante e também visitaram o Memorial da Balaiada, conhecendo ainda mais a história de Caxias.

“Eu sou de São Luís e estou acompanhando meu namorado que também veio de São Luís pra fazer a prova. Aproveitamos o ensejo e viemos conhecer o Memorial que faz parte da nossa história e é bastante falado e conhecido”, destaca Ângela Pinho, visitante (São Luís).

“Eu me admirei quando cheguei aqui, fiquei impressionada. Não é um museu chato, tem muita coisa linda, gostei muito das trilhas, a história me surpreendeu. Fiquei feliz, aqui é mais história e mais conhecimento”, ressalta Valdeane Lira, visitante (Teresina).

“Maravilhoso, isso aqui é lindo, quem não conhece pode vir que não vai se arrepender. De lá de cima a gente ver tudo, muito lindo. Enquanto o meu filho faz o concurso, a gente está aqui. Valeu a pena”, frisa Eurimar Monteiro, mãe de candidato (Teresina).

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,