Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (28) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, no bairro Volta Redonda, foi dado andamento à proposta de parceria entre a Secretaria e a Embrapa Meio Norte, visando à criação de Unidades de Aprendizagem para a transferência de tecnologias.

“O benefício para Caxias é baseado na capacitação de pequenos empreendedores rurais que terão maior capacidade competitiva com o uso das tecnologias adequadas”, diz Luciana Soares, secretária de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

O trabalho vai beneficiar tanto Caxias, quanto os municípios vizinhos que despertarem para a iniciativa, possibilitando a assimilação de novos padrões produtivos para suas atividades. A princípio, a ideia é trabalhar algumas culturas em setores específicos, a exemplo do feijão caupi, mandioca, criação de galinha caipira, caprinocultura, ovinocultura e processamento de produtos no formato integrado.

“Este fato é de grande importância na visibilidade da Embrapa e da Prefeitura de Caxias, que é parceira, como precursores do desenvolvimento econômico rural”, ressalta a secretária.

Após a reunião, as equipes da Secretaria e de pesquisadores da Embrapa visitaram alguns povoados do Município visando à seleção dos lugares para a implantação das unidades, dentre eles: Chapada (3º Distrito) e Nazaré (1º Distrito).

Outros povoados ainda serão visitados no 2º Distrito de Caxias após levantamento da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca para posterior visita dos técnicos da Embrapa Meio Norte.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: