Pelo segundo ano consecutivo, a comunidade do povoado Paiol do Centro, do município de Parnarama, realizou a Feira da Abóbora.

O evento aconteceu nesse sábado (26) e foi organizado pela Associação de Mulheres e Amigos do povoado em parceria com a Associação dos Quilombolas e alguns patrocinadores. A Feira reuniu um grande número de pessoas, tanto do Paiol do Centro, quanto dos povoados vizinhos, a exemplo do povoado Brejo de São Félix, que levou uma apresentação de Bumba Meu Boi.

A Feira começou a ser realizada em 2017. Além de valorizar a produção da abóbora local, a comunidade quer despertar nos gestores do município a importância da valorização das práticas culturais da região.

Uma variedade de pratos preparados tendo a abóbora como matéria prima foi servida às pessoas que compareceram, a exemplo de torta, sorvete, bolo, geladinho e suco.

O secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias, Professor Chiquinho, esteve na comunidade prestigiando as ações desenvolvidas pelos paiolenses.

“O Paiol do Centro é um município irmão de Caxias. Estamos aqui para dizer que estamos felizes por ver a cultura raiz desse povoado, ver outras comunidades que estão vindo fazer suas apresentações belíssimas, resgatando essas raízes nas comunidades mais carentes da nossa região”, destaca Prof. Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias.

O objetivo é valorizar a cultura, mostrar que o Paiol do Centro tem o potencial de ser produtivo. Esse ano já foram vendidas carradas e carradas de abóbora. E, para homenagear, a gente fez a Festa da Abóbora”, explica Iolanda Silva Santos, presidente da Associação de Mulheres e Amigos do Paiol do Centro.

As atividades da Feira da Abóbora foram finalizadas com um torneio de futebol com times da localidade.

Um dos representantes da Associação Quilombola do povoado, Manoel Salomão, lembrou que o local precisa de mais apoio dos governantes de Parnarama.  Por este motivo, ele cobra maior presença das autoridades políticas, mais empenho e uma política de valorização das comunidades tradicionais e da produção realizada pelos trabalhadores do Paiol do Centro e região.

“A gente resolveu resgatar essa cultura que estava totalmente desativada, dando um alerta nos gestores que não estão olhando pra nós. Queremos mostrar que existe um potencial da cultura. Queremos valorizar a cultura”, afirma Manoel Salomão, vice-presidente da Associação dos Quilombolas.

A secretária de Cultura, Fabiana Ribeiro, e vice-prefeito de Parnarama, Gilson Moura, estiveram presentes no povoado.

“Esse resgate é muito importante para a nossa região. O Boi do Brejo de São Félix é uma das tradições mais antigas. É algo que a gente espera que os jovens aprendam. É importante o incentivo a esse tipo de atividade”, destaca Fabiana Ribeiro, secretária de Cultura de Parnarama.

O nosso governo está de portas abertas para ajudar, mas a gente reconhece que precisa de mais apoio”, disse Gilson Moura, vice-prefeito.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: