A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica do Município, realizou durante todo mês de maio a Campanha de Hanseníase, Tracoma e Esquistossomose nas escolas da rede municipal.

A Campanha foi direcionada a estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos.

O trabalho proposto pelo Ministério da Saúde é realizado através de uma abordagem integrada, com objetivo de reduzir a carga parasitária e o geo-helmintos e identificar casos suspeitos de Hanseníase e Tracoma, como também orientar e tratar.

“O Tracoma é uma conjuntivite causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Para este caso, deve-se dar uma atenção especial, pois se não tratada, pode evoluir chegando à cegueira na idade adulta”, lembra Gláucia Abreu, Programa de Tracoma do Município.

O tratamento é simples, feito com antibiótico de amplo espectro (azitromicina) em dose única oferecido pelo Município, o paciente é reexaminado com seis meses e tem alta clínica após um ano. Para geo-helmintos (verminose), foi administrado nos alunos o albendazol (via oral) em dose única.

Por meio do exame de autoimagem, entregue aos pais de alunos, foi realizada a avaliação para Hanseníase. Em caso de suspeita, com detecção de manchas estranhas, o caso é levado para UBS mais próxima para realização de exames específicos.

Uma das unidades de ensino a receberem a equipe de saúde foi a Escola Lourdes Feitosa, no Cangalheiro, junto com a UBS do bairro e a equipe da Vigilância Epidemiológica.

“Não doeu nada, foi bem rápido. Acho isso muito importante para mim e meus colegas. Só tenho a agradecer à escola e ao pessoal da saúde”, frisa a estudante Ana Maria, que passou pelo exame de Tracoma e tomou o comprimido para verminose.

A campanha nacional foi descentralizada para todas as UBSs de Caxias. Os enfermeiros foram capacitados para desenvolverem o trabalho que foi realizado com alunos de 96 escolas municipais nas zonas urbana e rural. Em 2019, a prevenção fará parte da rotina das unidades de saúde durante todo ano.

“Temos essa preocupação e esse olhar especial para nossa população quanto à prevenção de doenças, através de importantes campanhas como esta. Neste caso, direcionada às nossas crianças e jovens.  Pensar em saúde preventiva, através de diagnóstico precoce é zelar pelo futuro desses jovens que precisam de uma vida saudável para desenvolver seus estudos. Quero parabenizar toda equipe de saúde, os alunos, os pais e as escolas pela parceria na Campanha”, destaca Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Para realização do trabalho, cada UBS recebeu um kit contendo: balança, comprimidos de verminose; impressos (fichas) e óculos específicos para o diagnóstico do Tracoma.  Esta foi a quinta campanha em nível nacional pactuada com os municípios brasileiros, onde foram atendidos cerca de 23.000 alunos.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,