A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico Esporte, Turismo e Juventude realizou a abertura oficial dos Jogos Escolares nessa quarta-feira (06).

O momento foi marcado pelo desfile de grande parte dos 2.550 estudantes inscritos nas 18 modalidades esportivas da 41ª edição do evento. A tocha que acendeu a chama olímpica foi conduzida pela atleta profissional caxiense, Marta Naízia.

“O esporte representa muitas coisas, tira o jovem do mundo das drogas. Isso é bom pra Caxias e pro Estado do Maranhão. A gente aprende muito sobre responsabilidade dentro de quadra”, disse Marta Naízia.

“A Secretaria adquiriu kits esportivos, colocamos professores para que os alunos fossem preparados, mobilizamos todos os gestores e hoje estamos nessa bela festa da família com os estudantes. Esperamos que os Jogos sejam um sucesso para todos”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Todos estão de parabéns! A importância é muito grande quando se fala em esporte caxiense. Pra nós é uma felicidade e uma satisfação”, afirmou Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esporte.

Ao som do Hino Nacional, todos acompanharam o asteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Caxias; logo depois, o juramento do árbitro e do atleta. Em seguida, o público presente acompanhou uma série de apresentações dos grupos de dança que abrilhantaram a festa.

“Os Jogos são importantes principalmente pra trabalhar a prevenção. Ajuda bastante para que as crianças saiam da rua para praticar um esporte e até chegar a competições como essas, que eles dão muito valor”, disse Cristian Jeferson, Grupo de Dança Arlekking.

Pais, professores, gestores escolares, autoridades municipais e milhares de estudantes lotaram as dependências do Ginásio de Esportes Governador João Castelo, que ficou pequeno para abrigar tanta gente.

“O desejo é que todas as competições transcorram com a maior naturalidade; que tenham competições leais e que todos aproveitem”, disse Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Desejo sucesso! 10, 10, 10! Alegria está externada no rosto de cada pessoa que por aqui passou. Que os Jogos sejam de paz, de respeito e interação entre as escolas e os alunos. Que vença quem melhor se preparou”, destacou Fábio Gentil, prefeito Municipal de Caixas.

Nos próximos dias, alunos de 77 instituições de ensino municipal, estadual e particular vão disputar troféus e medalhas nas categorias Mirim, Infantil e Infanto. Tanto a torcida, quanto os atletas estão motivados a fazerem o melhor pelas suas escolas.

“Vim torcer pelo Instituto Federal do Maranhão. A expectativa é muito boa. A organização está de parabéns, a abertura foi linda. Parabéns ao prefeito e toda a sua equipe”, frisou Elânio Filho, torcedor do IFMA.

“Venho representar o Inácio Passarinho. A abertura foi maravilhosa, estão todos de parabéns”, disse Maria Eduarda, aluna.

“A preparação foi bem pesada, a gente treinou bastante. Bora ganhar”, disse Ana Maria, atleta do Jhon Kennedy.

“Os Jogos Escolares incentivam muito os alunos, tanto na formação física quanto psicológica. Desse jeito, com o governo incentivando cada vez mais os Jogos, a gente pode ter um futuro melhor”, destacou Angélica Vitória, atleta do Thales Ribeiro.

“A expectativa é muito grande! O meu time vem se reforçando desde o início do ano para que a gente possa conquistar o título”, destacou Lucas da Costa, aluno da Escola Eugênio Barros.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,