Durante todo mês do trabalhador, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional Caxias desenvolveu uma forte ação externa em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Trizidela, Cohab, Vila Alecrim e Baixinha.

Esta já é a 2ª edição do projeto “Movimente-se com o CEREST”, que teve a participação dos residentes de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia da UEMA.

A abertura foi durante a Festa do Trabalhador, no dia 01 de maio, na Praça do Pantheon, com distribuição de panfletos e conversa com trabalhadores sobre a importância da prevenção contra as Lesões por Esforço Repetitivo e as Doenças Ocupacionais relacionadas ao Trabalho (LER\DORT). Além disso, profissionais da Atenção Primária também levaram serviços de saúde preventiva.

“Tivemos importantes ações educativas com entrega de folders informativos, como também aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos e orientações nutricionais, na tentativa de reconhecer o perfil de saúde do trabalhador. Todos nós estamos muito satisfeitos com o trabalho”, enfatiza Eliel dos Santos, coordenador do CEREST Regional Caxias.

No dia 07 de maio as ações ocorreram na Vila Alecrim; no dia 14 de maio na Praça da Cohab; no dia 28 de maio na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Trizidela, com encerramento nessa segunda-feira (04 de junho) na Praça Dom Luís Marelim.

“Gostei muito da atenção do pessoal. Me deram muitas explicações importantes. Estão de parabéns”, frisa Maria Antônia, aposentada.

“Estamos levando o trabalho da Unidade Básica de Saúde para o público externo. Aqui podemos identificar, por exemplo, pessoas que não sabiam que a pressão arterial estava elevada; nesse caso, nós fazemos logo a orientação. Aqui os residentes de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia da UEMA vão contribuindo com suas informações”, destaca Marisa Costa, enfermeira da UBS Baixinha.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, “O CEREST é importante não só para Caxias, mas para os municípios da região. Ao levar essas ações para a rua, além de dar visibilidade aos serviços do órgão, oferece importantes serviços e atividades de prevenção e promoção à saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

Aproximadamente 500 pessoas foram atendidas nos 4 encontros, com procedimentos incluindo vacinação, avaliação antropométrica, avaliação de risco para LER\DORT e verificação de pressão e glicemia.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,