Escolas da rede municipal de Caxias participaram da III Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís.

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil. Cuidando das Águas”, o evento é promovido pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente acontece em três etapas: municipal, estadual (III Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente) e nacional (V Conferência Nacional pelo Meio Ambiente).

Na etapa estadual 532 escolas de todo Maranhão apresentaram seus projetos de acordo com as diretrizes da COM VIDA. De Caxias, 108 unidades de ensino estiveram presentes, onde 03 foram classificadas, sendo elas:  U.E.M Flora Alves de Andrade (Povoado Caxirimbú), U.I.M Santa Catarina de Labouré e U.I.M Renato Vilanova (Povoado Sossego), com o projeto “Água, importante preservar para garantir o futuro”, que foi selecionado para representar o Maranhão na etapa nacional, de 15 a 19 de junho, em Sumaré/SP.

Gorete Leite, uma das representantes da Assessoria Municipal de Educação Ambiental (AMEA) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT) comemorou os resultados.

“Caxias nunca esteve tão bem representada como na atual gestão, que acredita na Educação Ambiental. A classificação nessa etapa nacional mostra que Caxias está à frente de praticamente todos os municípios do Estado em relação à preocupação com o meio ambiente”.

“Estou muito feliz por essa oportunidade. Se eu continuar assim, tenho certeza que vou chegar muito longe”, destaca Marcelo Clive de Almeida, de apenas 11 anos, um dos alunos participantes do projeto que representará o Maranhão na etapa nacional.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, ressaltou a preocupação da atual gestão com a Educação Ambiental e parabenizou a rede municipal de ensino pela grande conquista.

“Estou muito feliz por ter alunos das nossas escolas representando o nosso Munícipio, parabéns! Isso mostra o compromisso da Secretaria de Educação, muito bem representada pela AMEA, que fez um excelente trabalho juntamente com as escolas, e também da Prefeitura de Caxias, que tem buscado desenvolver a Educação Ambiental”, destaca a secretária.

Palavras chaves: ,