O município de Caxias foi contemplado com o Programa do Leite do governo federal que é desenvolvido por meio da parceria entre os três entes federativos: federal, estadual e municipal.

Na tarde dessa terça-feira (12) o secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Prof. Chiquinho, recebeu o coordenador estadual do Programa do Leite da Secretaria Estadual de Assistência Social, João Batista, e a assistente social e assessora Ducilene França para tratar sobre a estruturação do Programa em Caxias.

O Programa adquire o produto do pequeno produtor e distribui às famílias com perfil do Bolsa Família e para as entidades da Assistência Social. Nós efetuamos o pagamento quinzenalmente para uma associação responsável que repassa aos produtores. O Programa tem dois objetivos básicos, o econômico, adquirindo o leite do produtor, e o benefício das famílias do Cadastro Único”, destaca João Batista Fernandes, coordenador estadual do Programa do Leite.

O Programa do Leite existe no Maranhão há quase 10 anos e atende 37 municípios. O cadastro das famílias beneficiadas é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além da estruturação de um posto de atendimento às famílias.

“Vai ser definida uma quantidade de acordo com a cota que o município recebe, feito o levantamento de famílias com perfil do Bolsa Família e também das que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional. Será estruturado um posto de atendimento com frízer, que vai funcionar como uma central de distribuição, onde as famílias vão se dirigir com a carteira de beneficiário até o posto para receber o leite nos dias de entrega definidos pela própria coordenação do posto que o município vai formar”, explica Ducilene França, assistente social e assessora da Coordenação Estadual do Programa do Leite.

“O Programa é importante porque o dinheiro circula e também tem a questão social, onde vamos estar fornecendo para algumas instituições, aos CRAS e uma parte do leite será distribuído para as famílias carentes”, frisa o Prof. Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: ,