Nessa terça-feira (12), considerado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou uma ação educativa junto às famílias carentes do bairro Teso Duro, que residem nas proximidades do lixão controlado de Caxias.

O objetivo foi sensibilizar as famílias sobre a importância da colaboração com o poder público no enfrentamento às situações de trabalho infantil, ainda identificadas no Município. A ação foi realizada com o apoio da articulação do Selo Unicef e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“O mais importante dessa ação é que nós criamos uma Câmara Intersetorial formada pelas secretarias e o CMDCA, onde estamos estudando um plano de combate ao trabalho infantil. Não vai ser mais no período de campanha, vai ser um trabalho contínuo, envolvendo vários setores da sociedade para um trabalho de forma sistemática”, explica o Prof. Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

No final da tarde, a SMADS, o CMDA, a Articulação do Selo Unicef, o CEREST, CREAS e o CRAS estiveram na Praça Dom Luís Marelim fazendo o encerramento da ação e distribuindo informações para as famílias que frequentam a área de lazer. No gramado da Praça foi realizada uma ação simbólica com frases de alerta sobre o combate ao trabalho infantil.

“Acho que as crianças têm que estar na escola, estudando para aprender e ser alguém na vida”, diz Jovina Araújo, visitante da Praça Dom Luís Marelim.

“Prefiro que as crianças sejam levadas para as escolas, que os pais possam ter essa conscientização, porque lugar de criança é na escola, não para o trabalho. Primeiro vem a educação, para que as crianças possam ser pessoas do bem e tenham um futuro”, diz Edimar de Oliveira, visitante da Praça Dom Luís Marelim.

“O trabalho infantil é persistente ainda, as vezes é camuflado, as vezes é colocado de uma forma lícita. Pretendemos desenvolver algumas ações durante o período junino, onde se concentram os barraqueiros, vendedor ambulante, dentre outros”, frisa Kátia Braga, presidente do CMDCA.

“Nós trabalhamos desde a brinquedoteca, Centro da Juventude, todos os equipamentos da Assistência Social. O município trabalha para garantir que as crianças estejam dentro das escolas. Lutamos para que esse tipo de violência contra a criança seja combatido”, explica Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef.

“Combater o trabalho infantil é um dos nossos protocolos ministeriais, uma vez que a criança não tem a capacidade de ir ao trabalho, de exercer uma ocupação”, lembra Eliel dos Santos, coordenador do CEREST/Caxias.

SOBRE A DATA E O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi criado pela Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas que instituiu a data em 2002; a mesma alerta a população para o fato de muitas crianças trabalharem quando deviam estar na escola. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil tem o objetivo de promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais.

A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,