Equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias têm realizado constantemente ações preventivas a fim de evitar a proliferação de vetores transmissores de doenças.

Uma grande ação aconteceu na Vila Nossa Senhora de Nazaré, entre os bairros Ponte e Campo de Belém, onde todas as residências foram visitadas. As ações são focadas em locais com casos de Leishmaniose e visam também à educação em saúde. Além disso, também são feitas as triagens com a realização de testes rápidos nos cães através das visitas.

Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ Caxias, informou que serão firmadas parcerias com as secretarias de Limpeza Pública, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, associação de bairros e com o setor privado.

“Em Caxias tivemos 04 óbitos ano passado, este ano já tivemos 02 confirmados. É necessário que a população tenha uma contribuição direta em relação ao acondicionamento adequado dos resíduos sólidos, pois é onde os vetores se desenvolvem, principalmente em restos de alimentos, folhas em decomposição e fezes de animais”, explicou a coordenadora.

Francisca das Chagas, moradora da Rua Vitória, aprovou a ação. “Gostei muito. A gente espera que os moradores façam sua parte e não joguem lixo nas ruas e nem no riacho. Faço minha parte, cuido do meu quintal, não deixo água parada, lavo minhas vasilhas e vou evitando as doenças”.

“Nós aprofundamos a investigação, pois precisamos conhecer melhor a situação que vimos aqui nesta área onde existe uma série de fatores que fazem o vetor flebótomo se reproduzir em larga escala. Já agendamos um trabalho de conscientização junto à população das imediações da Rua da Mariinha, na Vila Nossa Senhora de Nazaré”, disse Natanael dos Santos, coordenador da UVZ, a respeito de uma criança vítima de Leishmaniose Visceral.

Veja mais fotos:

                        

 

Palavras chaves: ,