Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional Caxias participaram da Oficina de Formação do Controle Social em Saúde do Trabalhador na sede do Conselho Estadual de Saúde, em São Luís.

A oficina foi organizada pelo CEREST Estadual e pela Secretaria de Estado da Saúde. O projeto é desenvolvido pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT).

“Buscamos uma integração maior entre quem faz controle social e a classe trabalhadora, que tanto precisa dessa política para prevenir as doenças laborais. Os ambientes de trabalho precisam que cada representante possa estar consciente dos riscos que podem afetar a saúde e evitá-los”, frisou Manoel Lajes, coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) no Maranhão.

“A participação do CEREST Caxias deu-se de uma forma muito satisfatória, pois aqui os técnicos puderam se qualificar e, consequentemente, agirão como multiplicadores das pautas trabalhadas”, disse Luciano Mamede, coordenador estadual do CEREST.

Segundo o coordenador do CEREST Caxias, Eliel dos Santos, a oficina está dentro do plano anual de saúde à integração do controle social junto às ações do CEREST. “Isso mostra a importância destas capacitações e a articulação com a sociedade, e assim firmamos nossa responsabilidade de fornecer apoio aos nossos técnicos”.

O projeto, que é desenvolvido também em parceria com o Conselho Nacional de Saúde e a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (do Ministério da Saúde), teve o objetivo de proporcionar maior controle social e ampliar o debate sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Maranhão.

A oficina abordou três temas: processos produtivos e os impactos à saúde do trabalhador e da trabalhadora; a política de saúde do trabalhador e da trabalhadora e o papel do controle social na saúde do trabalhador e da trabalhadora.

 

 

Palavras chaves: ,