Promotores de Justiça e técnicas da Vigilância Sanitária do Estado visitaram a Maternidade Carmosina Coutinho, onde foram recebidos pela diretora, a enfermeira Márcia Santos, e pela secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, acompanhadas pelo procurador do Município, o Dr. Adenilson Dias.

A equipe inspecionou o local e tratou sobre os números relacionados a óbitos, os protocolos de atendimento e a estrutura da unidade de saúde. De posse das informações, um relatório deverá ser gerado e apresentado em 15 dias.

O trabalho já vem sendo realizado pelo órgão de justiça e pela Vigilância Sanitária do Estado desde 2014, época em que os óbitos neonatais da Carmosina Coutinho chegaram a 59 para 1.000 nascidos vivos. O promotor de justiça da 4ª Promotoria de Família e Saúde e Curadoria de Saúde, o Dr. Williams Paiva, frisou que os números vêm diminuindo.

Por ser uma maternidade de alto risco, a Carmosina Coutinho atende a uma população de mais de 50 municípios maranhenses. No período de um ano e meio, os números de óbitos vêm caindo consideravelmente, se comparado aos anos anteriores, chegando a zero mortes materna desde outubro de 2017, e mortes neonatal zero em abril deste ano.

Em 2018 o índice de mortalidade neonatal registrado é de 5,3 para 1.000 nascidos vivos, ficando abaixo da média nacional, que é de 15.

A secretária Socorro Melo explicou que a redução de óbitos na Maternidade é reflexo da nova gestão da saúde pública municipal, além de mudanças nos processos de trabalho, diretrizes e protocolos.

“Procuramos profissionais com mais expertises, com qualificações específicas, para que realmente este índice diminuísse, porque nosso objetivo realmente é zerar a mortalidade infantil. Além do que, trabalhamos muito a Atenção Básica com a implantação da Planificação em quase 100% das unidades básicas de saúde”, destaca a secretária municipal de Saúde de Caxias.

Palavras chaves: ,