O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, se reuniu com engenheiros da empresa Planacon (Planejamento e Consultoria), de Teresina/PI, para discutir dados do levantamento topográfico que está sendo realizado na cidade.

O levantamento está sendo executado por meio da aerofotogrametria – cobertura aerofotográfica realizada por meio de veículo aéreo não tripulado, como o drone, permitindo mapear a cidade por meio de imagens aéreas tiradas de uma grande localização geográfica com o uso de software específico.

É um sistema bem moderno que garante mais precisão em relação a outros levantamentos que não utilizam drones. As imagens são feitas com a ajuda de radares gerando com precisão as distâncias e as elevações das áreas. Tudo isso realizado em um menor tempo possível em relação a outros processos de levantamento topográfico”, explica o engenheiro civil da Planacon, Fernando Baptista.

O levantamento topográfico é a primeira etapa do projeto de elaboração do Sistema de Esgotamento Sanitário para Caxias. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Planacon com recursos oriundos do Ministério das Cidades.

Esse levantamento topográfico vai permitir também ao SAAE a implantação da setorização da rede de abastecimento de água de Caxias permitindo que, quando a nossa equipe for retirar um vazamento em um determinado bairro, apenas a rede daquela região seja desligada, temporariamente, para a execução do trabalho, sem afetar outros bairros como acontece atualmente, mais um ganho de disponibilidade de água para a população”, enfatiza o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

O Sistema de esgotamento sanitário proporcionará também mais qualidade de vida para a população de Caxias. São melhorias que vão além da água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. São avanços que refletem também na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e na preservação dos recursos hídricos.

 

Palavras chaves: ,