Hoje é dia de felicitar uma das cidades mais acolhedoras do Maranhão pela sua diversidade cultural, importância política, representatividade turística e histórica, dentre outros aspectos. Estamos falando da cidade de Caxias, berço de Vespasiano Ramos, Coelho Neto e Gonçalves Dias, que completa nessa quarta-feira (05) 182 anos de emancipação política.

O ato que representa a elevação à categoria de cidade deu-se em 05 de julho de 1836, por meio da Lei Provincial nº 24, assinada pelo presidente da Província Antônio Pedro da Costa Ferreira, pois, até então, existia a Vila de Caxias.

A “Princesa do Sertão”, como passou a ser carinhosamente conhecida, quando do período em que foi elevada à categoria de cidade, representava um grande centro de poder, sendo depois de São Luís, capital do Estado, já naquele momento, a primeira cidade mais importante do Maranhão, como destaca a obra “Aconteceu em Caxias”, de Francisco Caldas Medeiros.

“Depois da capital da província ocupava o primeiro lugar esta importante cidade, onde se podia viver cercado de todas as comodidades, porque aqui existiam casas de todo gênero de negócios, vários estabelecimentos de diversos ramos de artes e ofícios, escolas públicas e particulares, a instrução da mocidade de ambos os sexos, um pequeno teatro e até duas bandas de músicas marciais, particulares habilmente dirigidas” (MEDIDEIROS, 2003, p. 119-120).

Embora seja uma data magna, a mais comemorada é outra data também importante, o 1º de agosto de 1823, celebrada como a Adesão de Caxias à Independência do Brasil.

Este ano, a Prefeitura Municipal de Caxias está preparando uma grande festa a ser celebrada nos dias 03 e 04 de agosto, pois dia 1º de agosto é uma quarta-feira. A gestão municipal decidiu realizar uma solenidade em frente ao palácio da cidade e inaugurar algumas obras que serão entregues à população, além de anunciar outras ações.

Na sexta-feira (03/08) e no sábado (04/08) os caxienses vão festejar o aniversário da Adesão de Caxias à Independência do Brasil no Parque da Cidade, ao som de Bell Marques (ex-Chiclete com Banana), Limão com Mel, Forró Brucelose e Avine Vinny. Até agora estas são as bandas e cantores confirmados.

Palavras chaves: , , ,