Coordenadores e profissionais de órgãos municipais de saúde se reuniram na manhã dessa quarta-feira (04), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para tratar sobre a Leishmaniose Visceral.

Com iniciativa do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI), participaram do encontro: Vigilância Epidemiológica; médicos da atenção primária de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter; Coordenação Municipal de Saúde da Criança; Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Hospital Infantil.

Kalyanne Paiva, coordenadora do CEAMI, frisou que esse é mais um dos encontros tendo o CEAMI como matriciador, sendo o segundo encontro do “Projeto Crescer” em parceria com a atenção primária, e agora com mais dois parceiros, o Hospital Infantil e a Vigilância Epidemiológica.

“É muito importante esse aperfeiçoamento com a equipe de profissionais da saúde para que possam ser feitos diagnósticos cada vez mais rápidos evitando óbitos. Hoje nós conseguimos mostrar mais uma vez a importância dessa parceria”, completou a coordenadora.

“Nesta roda de conversa estamos discutindo medidas que venham diminuir ou diagnosticar precocemente a Leishmaniose Visceral e, assim, poder oferecer uma assistência melhor ao paciente. Os pais devem ficar atentos a sinais como febre prolongada e persistente sendo, porém, que o diagnóstico de calazar se apresenta de diversos tipos. Daí a importância de se procurar o serviço de saúde para identificar”, enfatiza Patrícia Lobão, pediatra do CEAMI.

Maryanne Morais, chefe do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, destacou que na reunião foi mostrada ações de combate à doença no Município com trabalhos de controle vetorial, vigilância, ações preventivas e o monitoramento de cães.

“Além disso, temos as ações de educação em saúde e mobilização social chamando a população para a prática do manejo ambiental com limpeza de quintais, terrenos baldios, pocilgas, galinheiro e outros, pois só combatendo o vetor vamos diminuir a incidência de casos”, explicou.

A diretora do Hospital Infantil, Tarciana Lobato, lembrou que o encontro surgiu em decorrência das internações de crianças com Leishmaniose Visceral, onde a maioria já chega com o quadro bem avançado da doença, sendo que uma parte dessas crianças vêm de outros municípios.

“No mês de junho tivemos dois óbitos por conta da doença, sendo um de São João do Sóter e outro de Caxias, que foi a óbito em São Luís. Estamos unindo forças para um diagnóstico cada vez mais precoce, controlando a doença com medidas preventivas”, alertou a diretora.

Palavras chaves: ,